1

Dirigentes de ensino reafirmam compromisso com a educação

O diretor da Fema – Fundação Educacional do Município – professor mestre Eduardo Vella, participou do X Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (AIMES-SP), que ocorreu nos dias 28 e 29 de março de 2019, em São João da Boa Vista. Vella é presidente da AIMES desde o ano passado.

Participaram do encontro, reitores e gestores de instituições municipais de todo o Brasil. Na ocasião, houve uma série de palestras como, Inovações Tecnológicas em Metodologias Ativas, Projeto de Formação e Captação para o Ensino Superior, A Educação Médica no Brasil e no Mundo, Apoios às IES Municipais de Projetos do MEC e o Futuro dos Vestibulares.

Durante a reunião, uma carta dirigida aos governos federal e estadual, bem como ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo, foi redigida, reafirmando os princípios, a determinação de continuar trabalhando pela educação e manifestando os anseios e solicitações. Esse documento foi intitulado de “Carta de São João da Boa Vista”.

Eduardo Vella, como presidente da AIMES, entregou pessoalmente essa carta nas mãos do senador, Major Olímpio, para que ele leve até Brasília, e também para o Secretário Estadual de Educação, Professor Rossieli Soares, para que as demandas cheguem até o governador João Dória. “Representar a FEMA e, sobretudo, Assis em um evento de tanta repercussão, e com pessoas do mais alto escalão da política e da educação, é uma alegria, visto que nosso intuito é sempre melhorar a qualidade do ensino no Brasil”, comemorou Eduardo Vella.

Das solicitações ao governo estadual estão: que toda normatização ou legislação que venha a interferir direta ou indiretamente na vida das instituições seja apresentada e discutida em audiências públicas e que o Conselho observe, em suas avaliações, as mudanças tecnológicas como a oferta de conteúdos pedagógicos referenciados em plataformas digitais.

Já para o governo federal a AIMES solicitou que as instituições sejam incluídas em futuros programas de fomento, como o NOVOTEC, garantindo, assim, maior capilaridade a tão importante projeto educacional; ampliação do programa escola da família; criação de programas de bolsas de pesquisa e iniciação científica que contemplem as Instituições Municipais; implantação do programa de formação de professores; acesso às linhas de financiamento oferecidas pelo BNDES; com adequação da legislação para tanto; criação de programas de pesquisa e extensão que contemplem as Instituições Municipais.