1

Doria autoriza 350 convênios para criação de cozinhas industriais com cursos de qualificação

 

 

O Governador João Doria autorizou, nesta sexta-feira (17), a celebração de 350 convênios para futura instalação de unidades do programa Cozinhalimento em todo estado. Com investimento de R$ 18 milhões, a iniciativa vai possibilitar a implantação de cozinhas industriais nos municípios, que receberão cursos de qualificação a serem ministrados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Fundo Social de São Paulo. Na ocasião, também foi autorizada a assinatura de outros 150 convênios do programa “Escolas de Qualificação Profissional” do FUSSP.

“Hoje assinamos aqui o convênio das Escolas de Qualificação Profissional, com recursos para capacitação de profissionais. Assinamos também o programa Cozinhalimento, repassando aos municípios R$ 18 milhões”, destacou Doria. “Vamos capacitar, proporcionar dignidade às pessoas que querem emprego e que querem ser empreendedores”, completou.

O programa Cozinhalimento funciona sob gestão da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e consiste na instalação de cozinhas-piloto experimentais com objetivo de incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável. Os primeiros convênios foram assinados nesta sexta, no Palácio dos Bandeirantes, e os demais serão celebrados em breve.

“Estamos aqui cumprindo mais uma etapa importante das nossas ações na Agricultura. O programa Cozinhalimento, além de capacitar pessoas para o trabalho, sem dúvida vai ajudar os municípios na retomada do trabalho e do emprego”, destacou o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges.

A iniciativa tem a participação do Fundo Social de São Paulo, que desenvolverá ações de qualificação nas cozinhas experimentais. Serão ministrados os cursos que compõem a grade da Escola de Gastronomia: panificação, confeitaria, salgadeiro e pizzaiolo.

Na oportunidade, Doria e o Secretário Itamar Borges também entregaram 39 viaturas do programa Segurança no Campo