O PIB paulista cresceu em todas as regiões do Estado de São Paulo, conforme o desempenho apesentado no 4º trimestre de 2022, segundo os dados do Produto Interno Bruto – PIB apurados pela Fundação Seade.
De acordo com o PIB Regional – que analisa o desempenho da economia em todas as 16 Regiões Administrativas do Estado –, as regiões paulistas que mais se destacaram no ano de 2022 foram Marília (5,0%), Santos (4,8%), Bauru (4,6%) e Sorocaba (4,4%). Todas com crescimento bem acima do resultado do Estado (2,8%).
O PIB Regional mostra ainda que a Região Metropolitana de São Paulo é maior aglomeração do Estado, apresentando a maior participação no total do PIB paulista com 50,2%, seguida pelas regiões de Campinas com 20,0% e de S. José dos Campos com 5,6%.
Foto: Alavancada pelo setor de serviços, economia regional avançou no ano passado
Sobre:
O Seade desenvolveu diferentes metodologias de cálculo do PIB, que permitem a análise das principais tendências da economia do Estado de SP. Este trabalho é divulgado regularmente por meio dos produtos PIB+30, PIB Mensal, PIB Trimestral e PIB Regional. Além disso, em parceria com o IBGE, o Seade calcula o PIB anual e o PIB dos municípios paulistas.
Saiba mais em https://pib.seade.gov.br/ |