Educação de SP e Defesa Civil realizam seminário para redução de riscos e desastres
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizam nesta sexta-feira (16), entre às 9h e 12h, o VI Seminário Estadual de Educação para Redução de Riscos e Desastres. O evento será transmitido pelo canal oficial da Defesa Civil no Youtube (https://www.youtube.com/@DefesaCivilEstadualSP) e contará com a participação de convidados. O principal objetivo é o fomentar ações locais voltadas à percepção de riscos e resiliência, considerando as particularidades de cada comunidade escolar.
A Educação para a Redução de Riscos e Desastres (ERRD) é parte integrante do Currículo Paulista. Por se tratar de um tema contemporâneo, ele é desenvolvido de forma transversal por todas as áreas do conhecimento ao longo da trajetória escola dos estudantes. Desde os primeiros anos do ensino fundamental aos finais do Ensino Médio. A temática do ERRD dialoga com outros temas, tais como Educação Ambiental, Educação para Saúde, Educação para Trânsito e Educação para Direitos Humanos.
Em 2021, a Seduc-SP, a Secretaria de Segurança Pública e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil criaram o Programa Escola + Segura em ERRD, com ações formativas profissionais da educação (PEC, professores, equipes gestoras, funcionários) e estudantes da rede estadual.
Neste ano, as ações planejadas oportunizaram percursos formativos (trilhas e oficinas) para profissionais e estudantes, de modo a aprofundar as temáticas, incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis e resilientes e contribuir com o enraizamento da cultura de prevenção nas comunidades escolares.
A ERRD integra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e está alinhada às diretrizes do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos – PDN (Decreto Nº 64.673,2019).
Para acompanhar basta acessar o canal da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil no Youtube https://www.youtube.com/@DefesaCivilEstadualSP. O programa é gratuito.