1

Energisa entrega “Kit Casa Eficiente” para famílias de baixa renda e incentiva o consumo consciente de energia 

 

 

Estimular o uso eficiente da energia elétrica faz parte da rotina de atuação da Energisa Sul-Sudeste junto às comunidades onde está presente. Por conta disso, a distribuidora concluiu o projeto-piloto “Casa Inteligente”, com a entrega de kits de lâmpadas wi-fi e smart plugs wi-fi para 200 famílias de baixa renda. Além desses dispositivos, os beneficiados receberam um chuveiro elétrico novo e orientações sobre como economizar energia elétrica.

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, expõe que os kits foram distribuídos para famílias de cinco cidades atendidas pela companhia: Assis, Bragança Paulista, Catanduva e Presidente Prudente , no estado de São Paulo; e Guarapuava no Paraná. “Com a entrega dos kits, nosso principal objetivo é que as famílias adotem práticas para economizar energia no dia a dia. Os equipamentos são eficientes, mas é preciso que todos os moradores da casa tenham hábitos conscientes e evitem o desperdício de energia”, explica Thiago, acrescentando que o projeto integra o Programa de Eficiência Energética que a Energisa realiza em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Cada Kit Casa Eficiente, da marca Positivo, é composto por duas lâmpadas wi-fi e dois smart plugs wi-fi. Para se ter uma ideia, a smart lâmpada wi-fi de LED pode ser programada para acendimento automático por meio de um aplicativo de celular. Da mesma forma, os plugs inteligentes são compatíveis com eletrodomésticos e eletroportáteis de até 1000W de potência, e viabilizam o monitoramento do consumo e economia de energia.

Sem desperdícios  

Thiago destaca que, assim como as famílias beneficiadas com os kits, todos precisam adotar práticas diárias para evitar o uso indevido da energia elétrica e, consequentemente, um susto na conta de luz ao final do mês.

Para ajudar você na tarefa de usar a energia elétrica de maneira consciente, a Energisa Sul-Sudeste listou algumas dicas:

  • Ar-condicionado – o uso de um ar condicionado contribui para o aumento do consumo de energia em cerca de 30% durante o período mais quente do ano. Quando o calor for intenso e não puder abrir mão dele, escolha a temperatura de 23 graus e faça a manutenção e limpeza periódica dos filtros para que a sujeira não atrapalhe o bom funcionamento do aparelho.
  • Geladeira – Evite abrir a geladeira toda hora. Quanto mais tempo aberta, mais energia vai consumir. Não coloque alimentos quentes na geladeira, pois ela vai gastar mais energia para fazer com que o alimento quente chegue à temperatura dos demais.
  • Chuveiro elétrico – é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência. Ao utilizá-lo, prefira a opção “verão”, pois consome menos que a “inverno”.
  • Máquina e ferro de lavar – não fracione a lavagem de roupas. Se possível, acumule peças e lave tudo de uma vez. Assim, a máquina funcionará com toda a sua capacidade em intervalos maiores, o que reduz o consumo de energia. O mesmo vale para o uso do ferro de passar roupas.
  • Equipamentos novos – adquira produtos com o Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena.
  • Tomadas – evite usar “benjamin”, ou T, para ligar vários aparelhos. Esses dispositivos podem gerar sobrecarga e provocar um curto-circuito e até incêndio.