Energisa investe R$ 400 mil em projeto de eficiência energética na Unesp de Assis 

Com recursos do PEE, empresa modernizará sistema de iluminação e instalará aparelhos de ar-condicionado para a redução do consumo de energia no campus 

image_pdfimage_print

 

 

A Energisa Sul-Sudeste realizará neste segundo semestre um importante investimento no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis. Por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE), iniciativa regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a concessionária vai investir cerca de R$ 400 mil em um projeto que vai contribuir para a redução do consumo de energia no campus, com a modernização do sistema de iluminação e instalação de novos aparelhos de ar-condicionado.  

O projeto será executado por uma empresa terceirizada, sem custos para a instituição que terá uma economia significativa no orçamento mensal. 

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, explica que o propósito dos projetos de eficiência energética é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a redução na demanda de energia e práticas que evitem o desperdício de energia.   

“A Unesp de Assis vai receber a instalação de equipamentos de iluminação com tecnologia LED, o que contribui para uma maior luminosidade do campus. Além disso, serão substituídos oito equipamentos de ar-condicionado por modelos mais eficientes. Essas melhorias resultarão em uma importante redução de custos para a instituição, que poderá administrar e direcionar seus recursos para outras demandas locais”, reforça.

O sistema de iluminação elétrica Unesp será modernizado em 215 pontos, com a troca de lâmpadas halógenas e fluorescentes por luminárias de LED, que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais. Dessa forma, evita-se a necessidade de substituições constantes dos equipamentos.   

Com as novas lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado mais eficientes devidamente instalados, a previsão é proporcionar à Unesp de Assis uma economia de aproximadamente 203,89 MWh/ano, energia que seria suficiente para abastecer 85 residências de consumo médio de 200 kWh por mês.  

Botão Voltar ao topo