Energisa orienta consumidores sobre como evitar tentativas de golpes e fraudes
Usar exclusivamente os canais oficiais de atendimento da Energisa é a principal orientação da distribuidora para evitar qualquer transtorno. Os clientes devem ficar atentos e, em casos de dúvidas e insegurança com algum contato não-oficial, não fazer pagamentos e entrar em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento oficiais para confirmar a legitimidade das informações.
Atualmente existem diversas modalidades de golpes praticados através de telefonemas, mensagens de SMS, WhatsApp, faturas falsas. Nos últimos 12 meses, o Brasil registrou 4.678 casos por hora de tentativas de golpe via aplicativo de mensagem ou ligação telefônica, segundo pesquisa Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Mas o mais importante é reforçar a atenção do cliente ao receber algum conteúdo suspeito e orientar os familiares, principalmente os mais idosos.
Segunda via da conta de energia, realização de pagamentos, negociação de dívidas, reportar falta de energia e até serviços como Ligação Nova e Mudança de Titularidade são alguns exemplos das solicitações que podem ser realizadas diretamente pelo celular com segurança e praticidade, desde que realizados nos canais oficiais de atendimento: Aplicativo Energisa ON (disponível gratuitamente no Google Play ou App Store do celular), Gisa (WhatsApp) – (18) 99120-3365, chat gisa.energisa.com.br ou pela agência digital, disponível no servicos.energisa.com.br.
“É importante que o cliente confira o endereço do site antes de informar os seus dados. Fique atento aos links que aparecem em buscadores oferecendo supostos serviços, como segunda via de conta de luz, mas não têm o nome da distribuidora. A orientação é denunciar esses endereços falsos e só utilizar os canais oficiais da Energisa. Uma alternativa é utilizar o aplicativo Energisa ON ou o chat gisa.energisa.com.br”, alerta o coordenador de Atendimentos da Energisa, Rafael da Silva Guida.
Em relação ao pagamento, seja por Pix ou código de barras, a orientação é conferir quem está recebendo. “Nesse momento você precisa olhar bem se o nome é o da Energisa, se o CNPJ é mesmo o da empresa, informado na parte superior da conta de energia, e a instituição bancária. A Energisa Sul-Sudeste trabalha com as instituições Citibank e com a Instituição Acesso Soluções de Pagamento S.A.”, indica Rafael.
“É muito importante o cliente ler a fatura de energia e conferir os dados da companhia, que estão disponíveis no cabeçalho da fatura, ou seja, no topo da conta que é entregue no imóvel, por e-mail oficial e pode ser acessada pelos canais da empresa”, acrescenta o coordenador.
Outro reforço importante é que a Energisa não solicita depósito ou transferência bancária, e no caso dos clientes que possuem débitos com a empresa, a orientação é a mesma: confirmar as informações pelos canais digitais.
Outras dicas:
- Atente-se e lembre que a empresa não executa serviços dentro da residência dos clientes, não vende serviço, e principalmente, todo pagamento à empresa é realizado por meio da conta de energia elétrica, que deve ser paga nos bancos ou por meio de débito automático autorizado pelo cliente diretamente na sua instituição bancária, ou pelos canais digitais oficiais.
- Sobre nenhuma hipótese a distribuidora efetua ligação ou contato junto ao cliente orientando-o a efetuar depósito bancário em conta corrente da empresa.
- Ao ser abordado em nome da Energisa Sul-Sudeste, preste muita atenção na roupa que esta pessoa está vestindo e no veículo. Todo uniforme e veículos da empresa estão identificados pela logomarca e outras informações da concessionária.
Os canais de atendimento oficiais da Energisa são:
- Aplicativo para celular Energisa On [disponível no Google Play ou App Store]
- Gisa (WhatsApp) – (18) 99120-3365 [identifique o item verde de ‘conta verificada’]
- Site www.energisa.com.br [fique atento à URL completa]
- Call Center – 0800 70 10 326