Entrevias inicia fundações da maior ponte do Estado de São Paulo

Ao todo são 124 estacas, sendo 112 no Rio Tietê e 12 nas cabeceiras

image_pdfimage_print

 

A Entrevias Concessionária de Rodovias deu início às fundações da ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona, a maior do Estado de São Paulo, que fica sobre o Rio Tietê e liga as cidades de Novo Horizonte e Pongaí, no centro-oeste paulista. Com 2,4 quilômetros de extensão, a estrutura receberá 124 estacas, sendo 112 dentro do rio e as restantes incorporadas às cabeceiras. A duplicação é executada ao lado da atual estrutura, no sentido leste da SP-333 – Rodovia Dr. Mário Gentil, entre os quilômetros 229,960 e km 232,400.

Para a realização dos trabalhos são utilizadas balsas e embarcações de apoio. Todos os equipamentos necessários para a obra ficam nessa estrutura de apoio náutico, como é o caso do guindaste com o martelo de cravação de tubos que fazem parte das estacas, por exemplo, além de outros equipamentos para limpeza da tubulação, armação e concretagem das estacas.

Como funciona

As balsas são posicionadas no local exato para cravação dos tubos, também chamados de “camisas metálicas” que servirão de forma para execução das estacas. Após a cravação, é feita a limpeza das camisas e inserção da “gaiola” de armação e a concretagem de baixo para cima, expulsando a água ali contida.

O cuidado ambiental é primordial na execução desta grande obra. Todo material retirado de dentro dos tubos, água e solo, é lançado em uma barcaça para a separação. Após a decantação, o solo é levado para análise e encaminhado para o descarte em local adequado, fora do leito do rio.

A ponte Porto Ferrão em números

  • 2,4 km de extensão
  • 15 metros de altura no vão central
  • 125 metros de extensão do vão central

Para erguer a nova ponte, a Entrevias irá utilizar vigas pré-moldadas de concreto e, também, o método construtivo de Balanços Sucessivos em seu vão central de 125m, o qual garantirá a manutenção da navegação da Hidrovia Tietê-Paraná. Serão utilizadas mais 3,9 mil toneladas de aço, 5 mil caminhões de concreto e mais de 3 quilômetros de estacas.

“Este é o nosso investimento mais marcante, seja pela complexidade ou pelo seu tamanho, pois será a maior ponte do Estado de São Paulo. Uma obra que vem sendo planejada há anos pela Entrevias e será executada dentro dos mais elevados padrões de engenharia. Em conjunto com os mais de 100 km de duplicações que já estão em execução, esta ponte será tornará a nossa rodovia mais segura e confortável para os nossos clientes”, afirma o diretor de Engenharia, Paulo Negreiros.

Duplicação

Com 271 quilômetros de extensão sob concessão da Entrevias, a SP-333 está agora com obras de duplicação em 111 quilômetros, em sete segmentos e 14 dispositivos de acesso e retorno em construção:

  • Tarumã: duplicação do km 411,250 ao km 422,500 (extensão total 11,250 km) e implantação de 1 novo dispositivo no km 414,750.
  • Tarumã: implantação de 1 novo dispositivo no km 425,25, em Tarumã
  • Assis/Florínea: duplicação do km 427,050 ao km 444,520 (extensão total 17,470 km) e implantação de 2 novos dispositivos no km 433,950 e km 440,630 entre Assis e Florínea
  • Guarantã: duplicação do km 273,160 ao km 295,485, com 2 novos dispositivos.
  • Borborema a Pongaí do km 212,450 ao km 245, com 4 novos dispositivos
  • Duplicação da maior ponte do Estado de São Paulo, entre Pongaí e Novo Horizonte.
  • Pongaí/Guarantã: duplicação do km 245 ao km 273,160 com 4 novos dispositivos.
Botão Voltar ao topo