Escola Fundação Itaú disponibiliza cursos de acompanhamento pedagógico para gestores e professores

Com 30 horas de carga horária cada, os cursos são autoformativos e auxiliam os participantes no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para lidar com  desafios educacionais, focando no público de gestores, docentes da pré-escola e docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental

image_pdfimage_print

 

 

 

A Escola Fundação Itaú acaba de lançar cursos de “Acompanhamento Pedagógico” voltados para a formação de gestores (equipes das secretarias e lideranças escolares) e de educadores da pré-escola e dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

A formação, disponível nas modalidades específicas para os três públicos, tem como foco apoiar os profissionais nos desafios diários de gestão, ensino e aprendizagem. Cada curso tem carga horária total de 30 horas e as aulas são autoformativas, permitindo que cada participante faça a gestão do seu próprio tempo no desenvolvimento de habilidades essenciais para enfrentar as transformações que impactam o cotidiano escolar.

“Os cursos autoformativos foram desenvolvidos com base nas experiências adquiridas nas redes públicas de educação e em diversas escolas, abrangendo tanto os Anos Finais quanto a Educação Infantil. O intuito é oferecer conteúdos que contribuam diretamente para a dinâmica da sala de aula, auxiliando na organização das atividades, no planejamento, no uso da avaliação como parte do processo de aprendizagem das crianças e, simultaneamente, fornecendo aos gestores ferramentas para acompanhar e aprimorar o trabalho dos educadores. Dessa forma, se busca fortalecer, dia após dia, o aprendizado dos alunos”, explica Cláudia Nascimento, coordenadora de  Soluções Educacionais do Itaú Social.

Divididos em quatro módulos cada, os cursos possuem temas e atividades que vão desde a importância do acompanhamento pedagógico até a aplicação de estratégias para coletar e analisar evidências que contribuam para a melhoria educacional nas escolas. A metodologia proposta, centrada na aprendizagem ativa, assegura que os participantes não apenas absorvam conteúdos, mas vivenciem, na prática, os conceitos apresentados, o que permite uma aplicabilidade imediata em sua rotina de trabalho.

As formações incluem objetos digitais, atividades e propostas interativas para avaliar a aprendizagem. Os cursos foram pensados para fortalecer o acompanhamento pedagógico em cascata: o processo começa com as ações desenvolvidas pelas equipes das secretarias, passando pela mediação das lideranças escolares — que articulam tanto com a secretaria quanto com os docentes — e chega aos professores – que serão acompanhados pela equipe da escola para que suas ações reflitam na qualidade da educação e do desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Ao final, espera-se que as equipes das secretarias, as lideranças escolares e os professores possam fomentar um ambiente seguro e aprimorar continuamente as práticas pedagógicas, atendendo às necessidades dos estudantes.

Acompanhamento pedagógico

Público-alvo: Gestores (secretarias e lideranças escolares), professores da Educação Infantil e dos Anos Finais

Acessos:

Investimento: Gratuito

Botão Voltar ao topo