ESPAÇO ESPÍRITA
1 – Que dizer das descobertas da Medicina, em relação à influência das emoções nos transtornos da saúde, originando variados males físicos?
R:- Podemos dizer que a Medicina está com um atraso de dois mil anos em relação ao assunto. Jesus já ensinava (Mateus, 6:22-23): “A lâmpada de teu corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas…”
- O problema parece estar relacionado não tanto com o mal que fazemos, mas com o mal que nos fazem, conturbando nossas emoções…
R:- Não é o mal que nos fazem que nos perturba, mas a forma inadequada de lidarmos com ele. Fazemos um grande mal a nós mesmos quando não relevamos o comportamento alheio, esquecendo valores evangélicos como o perdão, a compreensão, a compaixão… Um exemplo disso: se a esposa encara um marido difícil e filhos-problema como um compromisso que assumiu perante a espiritualidade, no sentido de ajudá-los em suas limitações, não terá dificuldade em relevar seu comportamento agressivo ou deseducado, preservando a própria estabilidade.
- Para preservar a própria estabilidade seria, então, apropriado, diante dos problemas, fazer o jogo do contente, exercitado por Poliana, a heroína juvenil do livro de Eleanor H.Poter?
R:- É um começo, mas o Espiritismo nos ensina que não basta a resignação passiva, imaginando que poderia ser pior, como fazia Poliana. Devemos cultivar a resignação ativa, dinâmica, de quem procura fazer sempre o melhor. Não imaginar, ao receber um limão, que seria pior um jiló, mas usar o limão para fazer uma limonada.
- No que o Espiritismo pode nos ajudar nesse particular?
R:- A Doutrina Espírita oferece uma visão abrangente da existência, explicando de onde viemos, para onde vamos e, sobretudo, mostrando-nos que as situações que vivenciamos na Terra não são acidentais. Família difícil, dificuldade financeira, limitações físicas, enfermidades crônicas, fazem parte de um quadro de experiências que, geralmente, nós mesmos planejamos, como recursos necessários à nossa evolução.
- O segredo estaria em iluminar os olhos, conforme a proposta de Jesus?
R:- Sem dúvida, considerando, porém, que essa maneira iluminada de ver as situações não se relaciona apenas com o evitar do mal, mas, sobretudo, praticar o Bem.
- Como situar esse empenho de praticar o Bem?
R:- Jesus nos orienta a respeito (Mateus, 7:12): “Tudo o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-o assim também a eles.” Em seu aspecto prático, a recomendação de Jesus está perfeitamente delineada na oração de uma senhora que pedia a Deus a ajudasse a florescer onde estava plantada. Onde estivermos e com quem estivermos, podemos florescer e frutificar, frutos abençoados de boa vontade e desejo de servir, enriquecidos pela enxertia do Evangelho.
Extraído do livro “Dúvidas e Impertinências” – Richard Simonetti – Editora CEAC
USE INTERMUNICIPAL DE ASSIS
ÓRGÃO DA UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO