Espaço Espírita
A LIÇÃO DO GÓLGOTA
“Ora, achando-se eles na Galileia, disse-lhes Jesus: o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens; e matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito.” (Mateus, 17:22-23)
Apesar de toda a dramaticidade de que se revestiu, o episódio da crucificação, no Gólgota, não deixou de apresentar um certo simbolismo para aqueles que seguiam o Cristo.
Naquele grave momento, o Mestre emitia ainda uma importante lição, embora sem articular uma palavra.
Ao deixar-se imolar na cruz, ensinava Ele que, no mundo, as mãos que em seu nome se estendesse aos mais necessitados, seriam, muitas vezes, transpassadas pelos cravos da ingratidão, fixadas no madeiro da ignorância.
E os lábios que expressassem palavras de consolação e luz, mais de uma vez seriam brindados com o fel da maledicência e da injustiça.
Ensinava o Cristo, naquele episódio, que o trabalho na seara cristã não significava convite ao ócio ou ao bem estar gratuito.
Ensinava Ele, que, para seguir suas pegadas em nome do amor, para que o amor fortalecesse o homem, inúmeras vezes seus discípulos teriam de enfrentar o ódio cristalizado na ignorância, até que os corações endurecidos pelo egoísmo se abrissem definitivamente para as claridades da vida espiritual.
Sigamos, pois, as pegadas do Mestre, sem a ilusão de obtermos, na Terra, vantagens de qualquer espécie.
Nosso “salário” será sempre pago pelo “banco” da nossa consciência conforme o nosso merecimento.
Estejamos certos, porém, de que a sinceridade de nossos propósitos, saberá nos conduzir ao progresso de que necessitamos e à paz que, provavelmente, não encontraremos no mundo.
Relembremos ainda as palavras do Mestre e, perseverando até o fim, saibamos desenvolver o trabalho de Evangelização na Terra, para que a paz que almejamos para nós mesmos seja, em breve, patrimônio de todos.
SERVÍLIO MARRONE
Extraído do livro “Diretrizes Espíritas” – Psicografia: Clayton B. Levy – Editora EME
USE INTERMUNICIPAL DE ASSIS
ÓRGÃO DA UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO