Espaço Espírita
BUSCAI E ACHAREIS
“Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.” JESUS (Mateus, 7:7)
Se Deus dotou o homem de inteligência e livre-arbítrio, foi para que ele se esforçasse por buscar tudo de que necessitasse para sua sobrevivência neste mundo material.
Às vezes, porém, o homem desvirtua esses dons que lhe foram concedidos, usando-os para o mal, em vez de usá-los para o bem, não só de si próprio, mas também de seus irmãos. Como consequência dos seus atos, Deus o priva de algumas necessidades, para que ele retorne ao bom caminho.
Contudo, sempre rebelde, o homem se revolta contra Deus, quando deveria sim, agradecer, pois é através das dificuldades ou da dor que as lições da vida são aprendidas.
Enquanto tudo são facilidades, o homem não se esforça; enquanto tudo são alegrias, ele se descura de buscar, dentro de si mesmo, a paz de que necessita nos momentos difíceis, para crescer em discernimento diante das soluções a buscar.
Somente quando o desespero o acomete, por não mais saber como agir diante das situações aflitivas que vergastam a sua alma, é que ele se lembra de Deus.
Somente tornando-se humilde perante Aquele que o criou, é que o homem merecerá ser auxiliado em tudo aquilo de que esteja realmente necessitando. Por isso, disse Jesus: “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”.
Assim sendo, digo-te, filho querido, quando necessitares de auxílio do Alto, lembra-te de orar. Batendo às portas do Céu com a força da tua fé e com os recursos da prece, não as encontrarás fechadas. Não te esqueças, porém, de que os desígnios de Deus são sábios e que, portanto, nem tudo o que pedes é o de que necessitas para a tua evolução e para que a verdadeira felicidade possas alcançar um dia, mas Deus te dará forças para tudo suportares, sem esmorecer.
IRMÃ MARIA DO ROSÁRIO
Extraído do livro “Na cura da alma” – Psicografia: Lúcia Cominatto – Editora EME
USE INTERMUNICIPAL DE ASSIS
ÓRGÃO DA UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO