Espaço Espírita

ESPIRITISMO: FILOSOFIA, CIÊNCIA E RELIGIÃO

image_pdfimage_print

O Espiritismo é uma doutrina sem dogmas, de tríplice aspecto e fundamenta-se tão somente na razão e nos fatos.

É filosófica, porque dá uma interpretação da vida, respondendo questões como “de onde eu vim”, “o que faço no mundo”, “para onde irei depois da morte”.  Portanto, toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia.

É científica, porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica. Não existe o sobrenatural no Espiritismo.

E também é religiosa, porque tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor. Uma religião simples, sem sacerdotes, cerimoniais e sacramentos de espécie alguma. Sem rituais, culto a imagens, velas, vestes especiais e nem manifestações exteriores.

Ou seja, a ciência multiplica as possibilidades dos sentidos e a filosofia aumenta os recursos do raciocínio, mas a religião é a força que transcende, que alarga os potenciais do sentimento, estimulando o homem às primícias de Jesus ao dizer: – “Amai o próximo como a si mesmo”!

WANDERLEY  CANTREVA  ALVES  –  Rio de Janeiro (RJ)

 USE INTERMUNICIPAL  DE  ASSIS

ÓRGÃO  DA  UNIÃO  DAS  SOCIEDADES  ESPÍRITAS  DO  ESTADO  DE  SÃO  PAULO

Botão Voltar ao topo