Espaço Espírita
O bem e o mal são dois caminhos a seguir na vida e que podem nos levar a situações felizes ou de dor.
Às vezes, porém, confusos, já não sabemos discernir, com clareza, o que seja realmente um bem ou, se não seria antes, um mal.
Quando a dúvida aparece e não sabemos como agir, o melhor a fazer é consultar a própria consciência e indagar de nós mesmos: como agiria Jesus em tal circunstância?
Se assim fizeres, certamente não errarás.
Nem sempre, porém, tens fé suficiente para confiar na resposta. Teus interesses imediatistas falam mais alto na tua mente. É preciso que tenhas a mente do Cristo a dirigir-te a vida pelos caminhos retos do amor e da luz, com desprendimento total dos bens materiais que ainda possam te aprisionar, para não te apegares a sentimentos egoístas, que te impedem de agir desinteressadamente.
É natural que, na vida, encontres decepções diante do que aguardavas com ansiedade. As próprias pessoas em quem confiavas podem trazer-te desilusões constantes.
Nesses momentos de incerteza sobre o que fazer, lembra-te de orar para amenizar tua amargura.
Encontrarás, na ligação com o Alto, a força e a coragem de que necessitas para entender o porquê das dificuldades e para prosseguir em tuas lutas redentoras, sem jamais esmorecer.
Jesus foi o exemplo maior a ser seguido por todos nós. Não hesites, confia nos ensinamentos que ele nos legou e procura segui-los. E, se buscares integrar-te à mente do Cristo, pensando e agindo como ele pensaria e agiria, conseguirás acertar, evitando que qualquer mal te impeça de trilhar tão-somente os caminhos do bem, do amor e da caridade.
IRMÃ MARIA DO ROSÁRIO
Extraído do livro “Na Educação da Alma” – Psicografia: Lúcia Cominatto – Editora EME
U.S.E.-UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – INTERMUNICIPAL DE ASSIS