Especialista alerta para os perigos de deixar as casas vazias durante o feriadão do 1.º de maio

image_pdfimage_print

 

Para comemorar o Dia do Trabalho, muitos brasileiros vão aproveitar o feriado prolongado para fazer uma viagem para a praia ou para o interior. Mas para quem vai, fica a preocupação de deixar as casas e os apartamentos vazios, já que podem ser alvos de criminosos.

Para a delegada aposentada Marcia Gomes, Relações Institucionais do Grupo GR, algumas ações práticas são fundamentais para garantir a segurança de condomínios e residências, evitando surpresas desagradáveis.

“Nos casos de condomínios, sejam verticais ou horizontais, recomenda-se aos síndicos inspecionarem os sistemas de segurança e circuito de câmeras. É importante verificar o funcionamento eficaz dos equipamentos, a fim de garantir a segurança nesse período em que muitos apartamentos ficam vazios”, afirma a especialista.

Segundo a delegada aposentada, se houver contrato com empresas de segurança, importante que sejam solicitadas rondas extras nesse período.

“Quando for sair ou chegar, fique atento também ao que ocorre nas imediações do condomínio. Carros parados por longos períodos, pessoas estranhas vistas com frequência na região ou qualquer outra situação deve ser comunicada imediatamente à segurança e à polícia”, ressalta.

No caso de casas situadas em vias públicas, evite deixar luzes acesas ininterruptamente, uma vez que luzes não apagadas indicam que não há pessoas em casa.

É melhor deixar as luzes apagadas ou optar por sensores que acendem ao escurecer”, afirma.

Outra dica da delegada aposentada: no caso de assinaturas de jornais e revistas, solicite para alguém recolher as peças, para que não fiquem acumuladas na área ou garagem, porque também pode ser uma indicação de que não há ninguém em casa. “Cuidar do patrimônio é cuidar das pessoas que ali vivem”, completa.

Veja abaixo os principais cuidados que se deve ter ao sair do condomínio residencial:

  • Avise somente o síndico e o zelador que você vai viajar. Caso você precise deixar a chave da residência com alguém que irá ao condomínio, deixe avisado também.
  • Não deixe as chaves do apartamento na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode parar nas mãos de assaltantes.
  • Feche todas as janelas e tranque as portas da unidade.
  • Desligue o gás e verifique que todas as torneiras estejam fechadas, assim como objetos eletrônicos desligados da tomada.
  • Deixe com alguém da administração ou zelador um telefone para contatos de emergência e proíba a entrada de estranhos em sua residência.
  • Cuidado também com o que você divulga em redes sociais, pois pessoas que não são de confiança podem ficar sabendo dos seus planos de viagem, datas de embarque e desembarque.
  • Não conte a estranhos ou a pessoas em quem não confia plenamente que vai viajar. Mesmo vizinhos com quem você mantém boa relação podem, sem má intenção, comentar com outro vizinho e a notícia se espalhar, chegando ao conhecimento das pessoas erradas.
  • Por cautela extra, não deixe dinheiro e joias em casa. Se preciso, alugue um cofre em um banco por um período.
  • Sobre o Grupo GR

O Grupo GR é referência nacional na prestação de serviços especializados de Segurança Patrimonial, Portaria, Controle de Acesso, Bombeiro Civil, Recepção, Limpeza, Segurança Eletrônica e atende condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de vários segmentos em todo o Brasil. Atuante no mercado desde 1992, possui sede na capital paulista.

 

Botão Voltar ao topo