Espetáculo infantil “Impulso” circula por cinco cidades da região sob patrocínio da NovAmérica Agrícola
O espetáculo “Impulso – viajando pelo mundo” está com a rota programada para o Vale do Paranapanema entre os dias de 21 de março e 7 de abril. A apresentação vai passar por onze escolas de Ensino Fundamental nas cidades de Tarumã, Cruzália, Pedrinhas Paulista, Cândido Mota e Florínea, com expectativa de reunir um público superior a 2.000 alunos.
Após o espetáculo haverá uma oficina para até 40 alunos em cada escola. A ação terá duração de quatro horas e vai trabalhar com temas como a arte da palhaçaria, da dança, do teatro e da música para crianças. Ainda haverá a entrega de um baú cheio de itens de arte do palhaço, como figurinos, acessórios e instrumentos musicais que ficará de legado para cada escola.
A iniciativa é resultado do investimento social do projeto “Gente do Bem” da NovAmérica Agrícola que, através da Lei de Incentivo à Cultura, financia e garante o acesso a produções com reconhecimento internacional em cidades menores.
“Como uma empresa comprometida com a responsabilidade social, entendemos a importância de apoiar projetos culturais na nossa região. São nesses espaços que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de experimentar novas formas de expressão, de se conectar com outras realidades e de aprender sobre a diversidade cultural”, afirma Vanessa Beatriz Modro, do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da NovAmérica.
Sobre o Espetáculo
Quem sou? Quanto tempo levarei para ser quem sonho ser? Como é a relação entre esse eu verdadeiro e a sociedade? O espetáculo “Impulso – viajando pelo mundo” fala sobre a aceitação de si mesmo, nos ajudando a compreender nossas diferenças e particularidades, sabendo valorizar a unidade em cada pessoa.
O espetáculo protagonizado pelos palhaços Faísca e Nutela, interpretados por Thais Pegoraro e Samuel Vier, e com Direção de Gilbert Diniz, mestre em palhaçaria reconhecido nacionalmente, é um convite à troca, à cumplicidade, o jogo e à brincadeira. Com muito humor, a apresentação trabalha com profundidade temas que passam por bullying e descobertas, gerando autoestima e contribuindo na formação de adultos mais ativos, sensíveis e críticos sobre suas próprias histórias.
Para a NovAmérica, é importante ressaltar a oportunidade de trabalhar temas como a aceitação de si mesmo e a valorização das diferenças de uma forma lúdica e divertida nas crianças. “Esse trabalho é fundamental para formar cidadãos mais tolerantes, empáticos e inclusivos. Ao ensinar as crianças desde cedo a se amarem como são e a respeitarem as diferenças dos outros, estamos preparando uma geração mais consciente e capaz de conviver em harmonia em uma sociedade cada vez mais diversa”, defende Modro.
A Oficina
Completando as atividades em cada escola, no período da tarde serão ministradas oficinas de palhaçaria. Nelas, os alunos terão contato com a arte do palhaço e seus mecanismos e ferramentas para fazer rir.
A Produtora Amora Produções Culturais, realizadora da ação, acredita na potência transformadora da oficina por ser um espaço de impacto do contato com o público infantil. Depois de estar como espectadoras, as crianças passam para a possibilidade de experimentar ser o palhaço, brincar a palhaçaria e criar sua própria história.
O baú
Ao término do dia de atividades cada instituição receberá um baú repleto de itens. O objetivo é estimular que as escolas possam instaurar e manter uma rotina de desenvolvimento de experimentações cênicas partindo dos temas disparados pelas ações do espetáculo e da oficina. O Baú Impulso é como uma mola que dispara os sonhos das crianças atendidas pelas ações, é início e suporte.
Incentivo Fiscal
Além da ação do Vale do Paranapanema, o projeto “Impulso: viajando pelo mundo” será desenvolvido no Estado de Santa Catarina. Toda a ação é realizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, possui produção da Amora Produções Culturais e conta com o patrocínio da NovAmérica.
Serviço
Período: 21 de março a 7 de abril
Cidades e escolas:
TARUMÃ:
Escola Municipal “Maria Antonia Benelli”
Escola Municipal “José Rodrigues dos Santos”
Escola Municipal “José Ozório de Oliveira”
Escola Municipal “Gilberto Lex”
FLORÍNEA:
Escola Estadual “Noemia Garcia Ciciliato”
PEDRINHAS PAULISTA:
Escola Municipal “Clóvis Manfio”
CÂNDIDO MOTA:
Escola Municipal “Helena Pupim Albanez”
Escola Municipal “Olga Breve Alves”
Escola Municipal “João Leão de Carvalho”
Escola Estadual “Jardim São Francisco”
CRUZÁLIA:
Escola Municipal “Cecília Vidotti Zandonadi”
(Foto Vergílio Lopes)