Estado de SP investe na segurança de atividades ligadas ao turismo de natureza e aventura
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) e o Sebrae lançaram, nesta quarta-feira (14), a 3ª fase do Programa SP Ecoaventura, etapa que marca o início da assessoria para a implantação da norma técnica de sistema de gestão de segurança em mais de 100 empresas do estado, que operam atividades como tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, caminhada e bicicleta, todas ligadas ao turismo de natureza e aventura. Essa fase será executada pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura a (ABETA).
O objetivo da ação é apoiar as empresas na implementação da norma técnica ISO NBR 21101 – Sistema de Gestão da Segurança, para que estejam de acordo com os requisitos e aptas a receberem a auditoria da certificação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “O turismo de ecoaventura é uma tendência no pós-pandemia e precisa estar ajustado às normas de segurança. Temos de melhorar o ambiente de negócios de modo a desenvolver, de forma sustentável, os empreendimentos do setor”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.
“O avanço da vacinação e a diminuição de casos graves de Covid-19 geram novas oportunidades para a retomada do turismo em ambientes naturais. Queremos capacitar esses pequenos negócios para que consigam aproveitar esse momento propício ao ecoturismo e ao turismo de aventura de forma segura, resultando em mais competitividade, renda e empregos”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi.
No encontro, estiveram presentes dezenas de empresas, de um total de mais de cem que receberão a consultoria em oficinais virtuais e presenciais, previstas para acontecer até o primeiro semestre de 2023. Todas já participaram de seminários e cursos de gestão com o Sebrae. Nesta terceira fase, elas terão acesso ao conteúdo da norma técnica, que será apresentado durante o processo de assessoria.
Em fases anteriores, a Setur já realizou ações para mobilizar o público-alvo, diagnosticar o segmento, além de campanhas, ações promocionais, feiras e eventos estratégicos para gerar novos negócios. Exemplo disso foi a Adventure Week, no Vale do Ribeira.
O segmento de turismo de natureza e aventura vem sendo alvo de uma série de ações da Secretaria de Turismo e Viagens. De acordo com dados da Adventure Travel Trade Association, o mercado global de turismo de aventura representa US$ 683 bilhões em negócios. Em 2013 o valor estimado era de US$ 375 bilhões. O setor cresce cerca de 20% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Segundo levantamento da US News & World Report, o Brasil é o país número um do mundo quando o assunto é turismo de aventura. O ranking leva em consideração atributos como hospitalidade, clima, divertimento e cenário. A próxima ação prevista é a participação no ABETA Summit, principal encontro nacional do segmento, que acontecerá de 30 de novembro a 02 de dezembro na capital paulista.