Estudantes da Fatec de Assis oferecem consultoria gratuita para microempresa
A empresa júnior InterGestão Jr, da Fatec de Assis, está oferecendo consultoria sem custos para um pequeno negócio de São Paulo, iniciativa que faz parte de uma campanha organizada pela Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) que irá custear consultorias para os micro e pequenas empresas (MPEs) do estado através de doações. O financiamento coletivo do Transforme SP busca ajudar pequenos negócios a enfrentar as consequências econômicas do coronavírus.
Todo o dinheiro arrecadado cobre os custos básicos das consultorias, de tal modo os MPEs não pagam nada as empresas juniores que participam do projeto, como a InterGestão Jr, recebem cerca de apenas 13% do valor cobrado no mercado tradicional pelo serviço prestado. As primeiras consultorias estão sendo realizadas, mas as doações não cobrem os gastos para atender os mais de 100 MPES inscritos.
Um dos MPEs que conseguiu ser atendido foi o Gabriel Oura Chaing que é sócio do pai em uma sorveteria no bairro da Liberdade em São Paulo, ele explica, “A consultoria está sendo realizada por 2 empresas juniores. A Core [empresa júnior de engenharia da USP de Santos] está desenvolvendo o website da sorveteria e a InterGestao está desenvolvendo o conteúdo digital e o layout para as redes sociais.”
A InterGestão Jr é uma empresa júnior dos alunos de Gestão Comercial da Fatec de Assis. Danilo Alves dos Santos, seu atual presidente conta “a da InterGestão Jr na Transforme SP é a realização de um sonho, poder participar de algo tão grande e impactante na vida das pessoas é algo que nos deixa satisfeito.”
Danilo acrescenta que a empresa júnior tem muita expectativa com o resultado final a ser entregue para sorveteria, “Queremos que nosso cliente possa com esse projeto consiga expandir seus serviços e que cresça cada dia fazendo a diferença em seu mercado de atuação.”
Hoje a FEJESP tem cerca de R$7.900,00 arrecadados em doações para rodar consultorias do Transforme SP, o que segundo Lucas Machado, diretor de desenvolvimento da FEJESP, permite o atendimento de seis MPEs dos mais de 100 inscritos para receber as consultorias. O projeto está realizando sua segunda consultoria e tem mais duas em fase de apresentação de proposta, conforme as doações vão chegando a FEJESP vai conectando MPEs com empresas juniores por ordem de inscrição.
Lucas ainda relata que o fluxo de doações está mais devagar do que o inicialmente imaginado, e que “está sendo difícil encontrar pessoas dispostas a investir no projeto. O que é uma pena porque existem muitos micro e pequenos empreendedores que precisam desse projeto nesse momento. E a gente só consegue dar início ao atendimento para eles quando a gente tem a verba necessária para executar os projetos.”
A primeira microempresa atendida pelo projeto já conseguiu colher resultados positivos. João Prado, foi quem inscreveu o negócio da mãe no Transforme SP, expõe os resultados gerados pela consultoria, “No dia das mães, por exemplo, que a gente fez campanhas ali nas mídias sociais e tudo mais, a gente conseguiu vender mais que no ano passado, quando não tinha toda essa crise. E só para ilustrar, no começo a gente tinha perdido 70% das nossas vendas [no começo da quarentena] , mais ou menos, então foi incrível.”
Joice Toyota é uma das apoiadoras do projeto, ela foi presidente da FEJESP quando ainda estava na faculdade, hoje é diretora da Vetor Brasil, organização da qual também é co-fundadora. Ela explica porque decidiu doar, “acredito que além das ações emergenciais e assistencialistas que estamos fazendo agora, também precisamos incentivar ações sistêmicas e de longo prazo.” E completa, “Este projeto ajudará tanto empresários a manterem seus negócios rodando durante a crise, como apoiará o desenvolvimento de lideranças universitárias que nos ajudarão a reconstruir nosso país no pós-crise.”
Uma empresa júnior é uma empresa sem fins lucrativos que oferece serviços e consultorias como empresas comuns do mercado, geralmente por preços 35% abaixo do mercado. Além disso, são completamente geridas por alunos da graduação com respaldo de professores da universidade.
As doações podem ser feitas pelo site:https://fejesp.org.br/transformesp/, qualquer um pode doar e qualquer quantia será aceita. As doações acima de R$ 50 recebem cartas e brindes de acordo com uma tabela de valores e brindes que conferida no site do projeto.