Estudantes de Fisioterapia da FEMA promovem “Brincar Terapêutico” em escola infantil
Projeto busca estimular o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças, além de aproximar futuros fisioterapeutas da prática profissional e do contato com a comunidade
Na tarde do dia 11, estudantes de todos os anos do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram da iniciativa social “Brincar Terapêutico” na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) O Pequeno Polegar.
A ação, que fez alusão ao Dia das Crianças (comemorado em 12 de outubro), foi idealizada pelas alunas do terceiro ano Angélica Maria Cavassani Pinto, Júlia de Cássia Oliveira e Yasmin Sanches Silva de Campos, em parceria com a escola. A iniciativa contou com o acompanhamento da coordenadora do curso, a professora Dra. Cassia Regina Saade Pacheco.
Na atividade, foram realizadas brincadeiras a fim de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, com foco na coordenação motora grossa e fina, equilíbrio, concentração e raciocínio.
Para as estudantes idealizadoras do projeto, a experiência foi enriquecedora: “Vir até aqui e ter essa interação com as crianças é muito bom, maravilhoso? Muito gostoso, porque a gente sai da sala de aula e consegue trazer, até para as turmas de primeiro e segundo ano do curso, como é essa parte mais prática, pra eles pegarem o jeito, pra saber fazer atendimentos. Esse contato com a população é muito importante, em todos os anos do curso de Fisioterapia. E nós conseguimos promover esse contato com o Brincar Terapêutico. Pode se dizer que esse é o lado mais humanista do curso, que é bem enriquecedor”, afirmaram as alunas.
A iniciativa buscou não apenas proporcionar momentos de lazer e aprendizado para as crianças, mas também aproximar os futuros fisioterapeutas da prática profissional, destacando a importância do contato direto com a comunidade. O projeto “Brincar Terapêutico” representa uma abordagem humanista e interdisciplinar do curso, integrando teoria e prática para o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais dos estudantes.