Estudantes de Química conhecem indústria de ração animal

image_pdfimage_print

 

Ao menos 38 alunos do segundo, terceiro e quarto ano do curso de Química Industrial da Fema –  Fundação Educacional do Município – visitaram no dia 9 as novas instalações da fábrica de alimentos para cães e gatos, Special Dog, instalada em Santa Cruz do Rio Pardo, acompanhados pela professora mestra Elaine Amorim e do professor mestre Marcelo Silva Ferreira.

A proposta foi conhecer o sistema de gestão ambiental da empresa, que inclui o tratamento de efluentes, o Projeto Guarda-chuva, que economiza um milhão de litros de água por ano, baias de classificação, armazenamento de resíduos recicláveis e não recicláveis e o sistema de compostagem 100% sustentável, com aproveitamento de seus resíduos como adubo orgânico, utilizado na horta que abastece a própria empresa.

Eles foram recepcionados pelo gerente de desenvolvimento sustentável, João Paulo Figueira, para conhecer melhor as novas instalações da fábrica, os processos de fabricação, as novas linhas de rações e os sistemas de tratamento de resíduos sólidos e líquidos.

Na seção de processos, os alunos puderam aprender atentamente, os métodos de produção das rações, desde a seleção de matéria-prima, mistura, peletização e embalagem. No laboratório recém-inaugurado, os estudantes também ouviram do responsável pelo controle de cualidade, todos os detalhes do processo de instrumentação e metodologias das análises realizadas.

A apresentação da empresa, a estrutura e o controle de processos, causaram excelentes impressões aos alunos que puderam conhecer na prática, todas as exigências aplicadas e executadas por uma empresa reconhecida aos órgãos internacionais, como International Organization for Standardization (ISO) 9001, ISO 14001, Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS) 18001, Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) e Boas Práticas de Fabricação (BPF). A Fema, ofereceu o transporte e a logística para que visita acontecesse.

Botão Voltar ao topo