1

Faculdade de Ciências e Letras de Assis, completa 63 anos

 

Criada pela Lei Estadual n° 3.826 promulgada em fevereiro de 1957 pelo Governador Jânio Quadros, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (FAFIA), Instituto Isolado de Ensino Superior, foi oficialmente inaugurada no dia 16 de agosto de 1958, iniciando as atividades de ensino do curso de Licenciatura em Letras no mês de março 1959.

Com a promulgação da Lei n° 952, de 30 de janeiro de 1976, que criou a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, os até então Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo são incorporados à UNESP. Somente em fevereiro de 1989, com a aprovação do novo Estatuto da UNESP é estabelecida a atual denominação: Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, também conhecida como FCL-Assis.

Nestes 63 anos, a FCL-Assis cresceu e se consolidou como uma instituição de ensino superior de qualidade, atraindo não somente alunos da cidade e da região, mas também de todo o Estado de São Paulo, de outras regiões do País e até do exterior, oferecendo formação pública e gratuita de excelência, tanto na graduação como na pós-graduação. Esta vocação tem seus alicerces na defesa e aprimoramento contínuos dos três pilares fundamentais estabelecidos na Constituição Federal de 1988: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Diante de um contexto de grave crise orçamentário-financeira que a UNESP vinha enfrentando nos últimos anos, a qual impôs severas restrições a todos os segmentos da universidade surge, no início de 2020, a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV2 ou Covid-19), causando um impacto global gigantesco do ponto de vista sanitário, social, econômico, político e cultural, com efeitos que sem dúvida permanecerão por muito tempo. A educação foi um dos setores que teve a rotina fortemente afetada pela pandemia, e as universidades públicas, principalmente, se depararam com um novo desafio: se reinventar nesta nova realidade!

Mais uma vez, assim como fizeram muitas outras faculdades e universidades mundo afora, a FCL-Assis através da sua comunidade acadêmica, formada por docentes, servidores técnico-administrativos e alunos, vem enfrentando este desafio com competência, seriedade e responsabilidade, reorganizando o modelo de ensino, ajustando protocolos, estabelecendo procedimentos e adequando espaços e ambientes à nova rotina de trabalho.

A resiliência da nossa comunidade acadêmica diante de tantas reviravoltas tem a sua origem na história construída ao longo destes 63 anos. É por isso que comemoramos! É por isso que hoje agradecemos todos aqueles que por aqui passaram, deixaram as suas próprias marcas e, assim, ajudaram a construir a identidade da nossa faculdade; graças a vocês, o presente e o futuro da FCL-Assis são possíveis. Longa vida à Faculdade de Ciências e Letras de Assis!

Prof. Darío Abel Palmieri

Diretor

Prof. Francisco Claudio Alves Marques

Vice-Diretor