Fema difunde seu programa de intercâmbios
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) está com vagas abertas para o seu Programa de Intercâmbios Internacionais. Podem participar dos convênios, estabelecidos com as instituições educacionais parceiras, alunos da FEMA, ex-alunos, professores, funcionários e dependentes.
De acordo com o professor Luiz Ricardo Begosso, coordenador do Programa de Intercâmbios da FEMA, os interessados em participar precisam, primeiro, estar dentro de alguns requisitos para que possam concorrer aos convênios. “Cada um dos programas possui um calendário específico, então é sempre bom estar de olho para não perder nenhuma data. Além disso, para estudar na graduação e na pós-graduação no exterior, é preciso ter proficiência na língua inglesa ou na língua do país onde se pretende fazer o intercâmbio. Para estudar língua estrangeira, o recomendado é ter um nível intermediário da língua que o estudante deseja estudar, seja o inglês ou o francês. Já para aqueles que desejam estagiar no exterior, é necessário ter cumprido, ao menos, 50% do curso. Então, o que recomendamos, é que nestes casos, o intercâmbio seja feito ao final do curso para ter o melhor aproveitamento possível”, disse Begosso.
Atualmente, a FEMA oferece três modalidades de intercâmbio: Estudo de graduação ou pós-graduação no exterior; Estudo de Língua Estrangeira no Exterior e Estágio no Exterior. Na primeira modalidade, alunos de todos os cursos da FEMA podem cursar um ou dois semestres em uma das universidades que são parceiras. “Temos convênio com universidades na Austrália, Colômbia, Estados Unidos e Portugal. Por conta da nossa parceria, esses convênios envolvem a gratuidade no valor das mensalidades”, explicou.
Na segunda modalidade, os alunos e professores de todos os cursos podem escolher entre Austrália, Canadá ou Estados Unidos para estudar inglês ou francês nesses países. As instituições disponíveis nessa modalidade são: Bouchereau Lingua International (Montreal, Canadá), University of California (Riverside, Estados Unidos) e Deakin University (Melbourne, Austrália). Em algumas localidades, é necessário ter o visto estudantil do país.
A terceira modalidade é vinculada aos programas conveniados “The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience” (IAESTE), entidade não governamental da Inglaterra que está, atualmente, presente em outros 80 países; e “New Generations Service Exchange”, do Rotary International. Neste tipo de intercâmbio, os alunos podem realizar estágio remunerado ou voluntário no exterior, por um período que pode ser de dois a 12 meses, dependendo do modelo.
Para tirar dúvidas sobre o Programa de Intercâmbio da FEMA ou ter mais informações sobre inscrições e formas de ingresso, encaminhe um e-mail manifestando o interesse para [email protected]. Mais detalhes sobre os programas podem ser encontrados na seção “Internacional”, disponível no site da FEMA.