1

FEMA participa da Feira de Profissões da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues

 

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participou da Feira de Profissões da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues, destinada a proporcionar uma visão concreta das oportunidades de carreira para os adolescentes, em que apresentou os cursos de graduação que mantém.

Professores e estudantes dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação (BCC), Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda, e Química Industrial levaram uma variedade de ações educativas e informativas ao ambbiente.

O curso de Arquitetura e Urbanismo realizou uma exposição de projetos arquitetônicos através de maquetes físicas e animações em 3D, oferecendo uma perspectiva abrangente sobre o curso com experiências imersivas com óculos de realidade virtual.

A Engenharia Civil também participou, compartilhando informações sobre o currículo do curso e as perspectivas de carreira, destacando-se a presença de uma impressora 3D que transformou projetos em maquetes físicas em tempo real, demonstrando a integração da tecnologia no campo da engenharia.

Já os cursos de Ciência da Computação (BCC) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas proporcionaram experiências de realidade virtual e demonstrações de impressão 3D, dando aos participantes uma nocão sobre inovações tecnológicas abordadas no curso. Além disso, alguns estudantes de BCC apresentaram projetos de robótica e software de jogos.

Estudantes e professores do curso de Fisioterapia da FEMA realizaram testes práticos, como avaliação de força muscular respiratória, avaliação de força muscular periférica e testes de flexibilidade, proporcionando uma visão prática da Fisioterapia.

Os alunos de Enfermagem compartilharam informações sobre sua formação e realizaram sessões de capacitação em primeiros socorros, juntamente com uma exposição interativa sobre o funcionamento do corpo humano.

O curso de Química Industrial mostrou ao público experimentos que demonstraram fenômenos químicos, como mudanças de cor, absorção de água e até explosões controladas, sob a liderança do coordenador Alexandre Vinicius Guedes Mazalli.

Estagiários da agência laboratorial Geração Propaganda, também estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da FEMA, registraram os participantes da feira em um estúdio fotográfico preparado especialmente para a ocasião e orientaram sobre as áreas de atuação profissional em Publicidade. As fotos estarão disponíveis posteriormente no Flickr da FEMA.

A participação da FEMA na Feira de Profissões do Ernani é uma tradição que demonstra o compromisso contínuo da faculdade em promover a educação e fornecer orientação profissional aos jovens da região. Estudantes como Maria Eduarda Souza do Vale Vasconcelos e Gabriel Monteiro Meyer, que atualmente cursam Publicidade na FEMA, são exemplos do impacto positivo que a Feira de Profissões tem na vida dos estudantes que participam desses eventos.

Maria Eduarda compartilhou sua experiência, dizendo: “É muito gratificante participar da feira este ano, porque no ano passado eu estava pensando que eu poderia estar na FEMA, porque era um sonho a se realizar, e agora eu posso estar aqui como representante do curso de Publicidade da FEMA e ver que os professores se orgulham, é muito legal. Eu sempre me identifiquei com essa área de criação, design, e quando estava na escola, eu consegui explorar mais essa área. Quando eu estava na rádio, percebi que a publicidade podia ser uma área interessante para eu seguir, e descobri, na FEMA, que tem outros diversos mundos dentro da Publicidade”, declara.

Gabriel também falou sobre o seu sentimento em participar da feira, agora como estudante da FEMA: “Eu sempre fui bem ativo aqui no Ernani, participei de todas as feiras desde 2016, então sempre acompanhei a FEMA e desde quando era pequeno esse meu amor pela FEMA foi crescendo. Quando cheguei no terceiro ano eu falei ‘nossa, é isso mesmo que eu quero. Eu vou fazer isso e vai ser na FEMA’. Então foi assim, um amor que foi se alimentando. Eu escolhi Publicidade porque é uma área que me vejo muito, porque sou muito criativo, então é uma área que se encaixa comigo”, conta o estudante.

A FEMA continua empenhada em inspirar e orientar os futuros profissionais da região, garantindo que eles tenham acesso a informações valiosas sobre as possibilidades de carreira e a educação de qualidade oferecida pela instituição. A participação na Feira de Profissões do Ernani Rodrigues é apenas uma das muitas formas pelas quais a FEMA cumpre essa missão.