FEMA participa da Semana Paulo Freire da ETEC com minicursos, práticas e palestras

A integração entre ensinos superior e técnico marcou a participação de cursos da FEMA na Semana Paulo Freire, promovida pela ETEC Pedro D’Arcádia Neto nos dias 25 e 26, cuja programação reuniu estudantes e professores em ações voltadas ao conhecimento, inovação e troca de experiências.
Representando os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da FEMA, o coordenador professor André Campos Colares Botelho e a estudante do curso de Arquitetura, Larissa Muniz Narciso, ministraram um minicurso sobre Processamento de Imagem de Drone. A atividade apresentou aplicações práticas da tecnologia em diferentes áreas, demonstrando como é aplicado o uso de drones em projetos de engenharia.
O curso de Fisioterapia participou da programação com uma proposta prática e interativa voltada ao movimento humano, principal objeto de trabalho da área. Durante a atividade, os estudantes da ETEC acompanharam uma explicação sobre a importância da fisioterapia na promoção da saúde e no tratamento de doenças, reforçando que a atuação do fisioterapeuta vai além dos processos de reabilitação.
Além da parte teórica, os participantes vivenciaram atividades práticas em circuitos de agilidade, coordenação e equilíbrio, experimentaram recursos de eletroterapia e realizaram testes de flexibilidade no Banco de Wells. A ação foi conduzida pelos estudantes do quinto ano do curso, que fazem parte do setor de Fisioterapia em Neurologia e Geriatria. Eles estiveram no evento acompanhados pela coordenadora do curso, professora Cássia Regina Saade Pacheco, e pelos professores Allysiê Priscilla de Souza Cavina e Guilherme Thomaz de Aquino Nava.
O curso de Química Industrial esteve presente na Semana Paulo Freire, levando experimentos práticos para aproximar os estudantes do universo da química e demonstrar aplicações da área no cotidiano e na indústria. Foram cinco oficinas realizadas nos laboratórios de química, envolvendo a fabricação e análise de qualidade de refrigerantes; produção de aromatizador de ambientes; realização do experimento de explosivo de contato, também apelidado de “pó nervosinho”; produção de acetado de isoamila (cheirinho de banana) e a fabricação do slime. Todas as atividades foram planejadas e executadas pelos alunos do curso de química, que estiveram sob a supervisão da professora Dra. Patrícia Cavani Martins de Mello.
Já os cursos de tecnologia integraram a programação no dia 26 de maio, quando o professor Almir Rogério Camolese, acompanhado de dois estagiários do Hub Inova FEMA, ministrou uma palestra sobre inovação aos estudantes da ETEC, abordando tendências tecnológicas, criatividade e desenvolvimento de soluções inovadoras.
A participação dos cursos da FEMA reforçou a aproximação entre diferentes níveis de ensino e proporcionou momentos de aprendizado prático e troca de conhecimentos entre estudantes e professores.