Fema participa de ato em defesa da cultura na Assembleia Legislativa 

image_pdfimage_print

 

A Fema – Fundação Educacional do Município – esteve, no dia 10 por meio do cineasta da cidade e parceiro da instituição, Guilherme Xavier, em uma reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo, para uma manifestação contra o corte de 55% nos recursos do Programa de Ação Cultural – ProAC Editais – previsto pra 2020.
Representantes de diferentes segmentos da cultura paulista se reuniram com o deputado estadual Alex de Madureira (PSD), relator da Proposta Orçamentária para 2020, a fim de explicar a relevância do programa no fomento cultural e na geração de emprego e renda nos municípios, destacando a importância do investimento na economia criativa como forma de criar novos mercados de trabalho e oferecer aos jovens caminhos e oportunidades inspiradoras que os afastem da criminalidade.
Durante a reunião, após ouvir os representantes de cada setor, Alex de Madureira assumiu um compromisso de rever o corte no ProAC em seu parecer que será enviado ao plenário da ALESP ainda esse ano, colocando como meta o reestabelecimento de seus recursos ao patamar de 2019, na ordem dos R$ 70 milhões.
O ProAC é o maior programa de fomento à cultura do governo do Estado e tem um papel fundamental nos projetos culturais da região, já que reserva 50% dos seus recursos para o interior e litoral. O programa ainda é a fonte de financiamento do ProAC Municípios, modalidade que contemplou 16 projetos culturais de Assis em 2019, entre música, dança, teatro, artes plásticas e cinema, totalizando um investimento de mais de R$ 200 mil na cidade através de editais lançados pela Secretaria de Cultura.
Para a região, o ProAC ainda tem um papel estratégico no financiamento do Polo Audiovisual do Velho Oeste, projeto de fomento ao cinema em Assis e região recém-anunciado pela Fema, já que financia a produção de filmes em todo o interior do estado.
De acordo com Guilherme Xavier, o posicionamento público do deputado relator Alex de Madureira foi considerado uma vitória de toda a população e da articulação dos agentes públicos do oeste paulista. “Nós representamos todo o interior através de ofícios entregues pela Fema, pela Câmara Técnica de Cultura e Turismo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), composto por 36 municípios da região e pela Prefeitura Municipal de Bauru, que também teve uma representante na reunião na ALESP”, comentou Guilherme.
A Fema segue em compromisso com a cultura da região e reforça aos deputados estaduais o pedido para que tenham a devida sensibilidade ao analisarem a questão quando for colocada em votação no plenário da ALESP.

 

 

Botão Voltar ao topo