FEMA realiza 16ª Expo Inovação na próxima semana
Com o tema "Criando conexões", encontro que acontece entre 30 de outubro e 1 de novembro contará com o projeto FEMA Exporta +, participação de diversos cursos e premiação para os melhores projetos
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio da coordenadoria do curso de Administração, promoverá a 16ª edição da Expo Inovação, encontro anual dedicado a impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios. Com o tema “Criando conexões”, a feira deste ano acontecerá entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2024, no hall de entrada do Bloco 12, a partir das 19h30.
O FEMA Exporta + é a novidade desta edição. O projeto visa levar os alunos ao raciocínio estratégico para levar um produto brasileiro a oportunidades de negócios em mercados externos. Neste ano, o assunto será o pão de queijo, escolhido como temática em comemoração aos 70 anos do produto no mercado brasileiro. Os estudantes serão desafiados a adaptar o pão de queijo recheado com sabores característicos de diferentes países, promovendo a culinária brasileira no exterior e desenvolvendo estratégias completas para sua exportação.
Além dos alunos de Administração, a Expo Inovação contará com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Química, ampliando o caráter interdisciplinar do evento.
Sob a orientação do coordenador do curso de Engenharia Civil, professor André Campos, os alunos de Engenharia Civil serão responsáveis pelo 1º Workshop de Inovação de Assis – Desafio de Inovação. O workshop, realizado em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Assis e Região (AEASSIS), CREA-SP / MÚTUA-SP, e patrocinado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), tem como objetivo promover a difusão do conhecimento técnico e o desenvolvimento em áreas relacionadas a Cidades Inteligentes no Brasil. O encontro abordará soluções inteligentes para gestão pública, incluindo mobilidade urbana, gestão de energia, urbanismo, meio ambiente, sustentabilidade, segurança e educação, com foco em aplicações práticas na gestão municipal local, visando o desenvolvimento técnico e econômico da região.
Já os alunos de Química, sob a orientação do coordenador do curso, professor Alexandre Vinicius Guedes Mazalli, atuarão em grupos multidisciplinares com estudantes de Administração, colaborando na criação de novos produtos que garantam segurança para uso humano. O objetivo é proporcionar uma experiência prática aos alunos, integrando-os ao ambiente empresarial e permitindo trocas de conhecimentos entre o meio acadêmico e o mercado. Nesse contexto, os profissionais de Química terão um papel fundamental, desenvolvendo técnicas eficazes para a separação de componentes e gerenciamento de resíduos industriais, essenciais para a saúde pública e a proteção ambiental.
Os projetos desenvolvidos serão avaliados por um júri e a premiação, agendada para o último dia, contemplará os vencedores com troféus de 1º, 2º e 3º lugares, incentivando a excelência e a criatividade entre os participantes.
Segundo o coordenador do curso de Administração, professor Me. João Carlos da Silva, “a Expo Inovação é uma oportunidade única para nossos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo competências empreendedoras e estratégicas. Além disso, o evento fortalece o relacionamento com empresas e profissionais da região, criando um ambiente propício para a geração de novas ideias e parcerias”, destaca.
O ao busca proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de experiências, oferecendo uma oportunidade de networking, além de promover a interação entre estudantes, professores e profissionais do mercado. O tema “Criando conexões” reflete o objetivo de integrar diferentes áreas do conhecimento, fortalecer o ecossistema de inovação e estimular parcerias estratégicas.
A Expo Inovação é aberta ao público e gratuita. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site da FEMA, oferecendo uma oportunidade imperdível para a comunidade acadêmica, a população local e os entusiastas da inovação e do empreendedorismo participarem.