FRATERNIDADE E FOME
Por Alcindo Garcia
O carnaval passou e estamos na Quaresma, época de oração, jejum e conversão. Chega de exibições de fotos carnavalescas e repetições pela TV. Tudo tem seu tempo e sua hora. É hora de vivenciarmos a campanha da fraternidade deste ano que é “FRATERNIDADE E FOME”. Um tema que faz dela este ano bem provocativa, provocadora, e tem motivos mesmo para provocar, para cobrar providências.
Não é digno do ser humano passar fome. É preciso que as autoridades tomem iniciativas para abolir esta realidade aviltante. Hoje no Brasil 33 milhões de pessoas passam fome, inclusive crianças indígenas, magérrimas, mostradas diariamente pela televisão, completamente desnutridas, A Campanha da Fraternidade tem sido uma oportunidade para todos os cristãos voltarmos o olhar e os gestos diante de desafios concretos desta realidade atual no Brasil – a Fome.
A cada ano no período quaresmal, busca-se, à luz de um tema, discutir a conversão pessoal e social em busca de um Brasil mais justo e solidário. A fraternidade, modo de vida de verdadeiros irmãos e irmãs como um projeto do Reino de Deus tem sido o objetivo principal de cada novena, como também contra a exploração no trabalho com salários injustos e baixos que não permitem a compra da comida. Outros explorados na escravidão do trabalho e não pensemos que essa realidade esteja longe de nós, porque não está. A violência é irmã da prepotência, da vaidade, do desejo de ser superior ao outro, do consumismo, da exploração do próximo sempre prejudicado pela política corrupta, responsável pela fome no país.
O Carnaval passou e é hora de reflexão. Nossa fé não pode ser uma fé água com açúcar. Ela tem consequência, tem vida, é assim que Deus quer que nós assumamos nossa fé, como Tiago mesmo diz: “A fé sem obras é morta”. Devemos levar esta mensagem no coração para refletir sobre a Campanha da Fraternidade. O mundo só vai acreditar naquele que for reflexo do amor de Deus e é assim somente que se pode conseguir um mundo diferente para os pobres. Fraternidade é dizer como está na Bíblia Sagrada: ”Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt14,16)
Alcindo Garcia é jornalista e-mail: [email protected]