Governo de SP anuncia mais de R$ 1,7 bilhão no programa Estrada Asfaltada
O Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciaram nesta segunda-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes, investimentos de mais de R$ 1,7 bilhão do Estrada Asfaltada, programa que levará melhorias para rodovias de todo o estado. Estão previstas 150 obras que irão modernizar 2.300 quilômetros de vias em 196 cidades do interior e do litoral.
“Na totalidade dos investimentos já anunciados, tanto no programa Estrada Asfaltada quanto do Novas Estradas Vicinais, o Governo de São Paulo está investindo mais de R$ 4 bilhões em obras e melhorias. É o maior investimento em asfalto e em recuperação de estrada da história do estado”, disse Doria.
Esses investimentos dão início à nova matriz logística implementada pela Secretaria de Logística e Transportes. As mais de 150 obras do Estrada Asfaltada são tecnicamente chamadas de conservação especial, manutenção de vias que consiste em recape e implantação de nova sinalização das rodovias. “Estamos com o maior programa de recuperação de estradas da história em São Paulo. Até o final do ano, muitas destas obras já serão entregues”, afirmou o Vice-Governador.
O novo programa prioriza a retomada da economia nacional, apesar da pandemia da COVID-19. “A boa qualidade das rodovias impacta diretamente na redução de acidentes e, ao mesmo tempo, melhora a distribuição logística e aumenta o PIB paulista”, completou o Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
Cronograma
O edital das obras deve ser publicado até julho e a previsão é que os serviços sejam iniciados até o final deste ano. O prazo de conclusão das obras varia de 4 a 14 meses. Após publicação da licitação no Diário Oficial do Estado, o edital poderá ser consultado pelo site do DER, mas sua versão completa deverá ser obtida somente na sede do órgão (na avenida do Estado, nº 777, na capital), com CD para gravação ou pen-drive.
Entre os serviços que deverão ser executados destacam-se a adaptação da rodovia às novas condições de tráfego e alterações ocorridas no seu entorno; implementação de pequenas obras necessárias para o seu bom funcionamento e a redução do tempo de percurso, com a consequente diminuição no custo de transporte.