Governo vai antecipar o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS
O decreto, com a confirmação da antecipação, vai ser assinado quinta-feira (17) em cerimônia no Palácio do Planalto como uma das medidas que busca incentivar a economia no ano eleitoral.
A primeira parcela vai ser depositada na folha de abril, que será paga nos cinco últimos dias úteis de abril e nos cinco primeiros dias úteis de maio. Isto ocorre para o público que recebe até um salário mínimo e no começo de maio aos que ganham valor acima disso. Já a segunda parcela estará disponível na folha de maio seguindo a mesma regra, no entanto, com o calendário valendo para os últimos dias de maio e início de junho.
Geralmente, o pagamento do 13º salário voltado aos aposentados e pensionistas do INSS ocorre nos meses de agosto/setembro e novembro/dezembro. Porém, devido a pandemia de Covid-19, o pagamento tem sido antecipado para o primeiro semestre. A medida, que beneficiará 31 milhões de segurados, deve injetar na economia um valor de, aproximadamente, R$ 56 bilhões, de acordo com os técnicos envolvidos nas discussões.
Além do pagamento do 13º salário, outras medidas, dentro do chamado “pacote de bondade”, estarão sendo anunciadas pelo governo. Entre elas, haverá uma medida provisória permitindo novo saque do FGTS no valor de até R$ 1 mil. Outro benefício será o aumento do limite dos empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas do INSS.