Grêmios da rede estadual de SP organizam feiras estudantis até o mês de junho
Estudantes são orientados a desenvolver ações com as temáticas ciências e tecnologia, ciências humanas e sociais e cultura e manifestações artísticas; equipe do grêmio da Seduc-SP transmite live sobre o assunto nesta terça-feira (19)

| Os grêmios estudantis das 5.000 escolas estaduais de São Paulo estão sendo mobilizados para organizarem, entre maio e junho, suas feiras estudantis de 2026. Nesta terça-feira (19), a equipe do Programa de Melhoria de Convivência Escolar (Conviva), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) organiza uma live para apoiar os gremistas na construção de seus encontros. A live será transmitida durante a feira da Escola Estadual Jardim Nova Cumbica II, em Guarulhos. Na unidade de ensino da grande SP, os estudantes promovem uma feira de profissões.
Cada grêmio estudantil pode organizar a sua feira a partir da escolha do tema, em conjunto com a gestão escolar e os estudantes que representa. A equipe do grêmio elaborou, também, uma lista de sugestões com o objetivo de facilitar as decisões. Segundo a equipe de grêmios da Seduc-SP, alguns exemplos de temáticas disponíveis são:
Apoio para os outros grêmios e feira de profissões Na Escola Estadual Jardim Nova Cumbica II, em Guarulhos, a feira estudantil deste ano tem como tema profissões. Cada sala de aula está sendo preparada para abordar uma área e os estudantes farão uma trilha por esses espaços. Bianca Caetano da Silva, coordenadora do grêmio na escola, conta sobre a feira: “Estamos preparando as salas desde a semana passada e está ficando tudo incrível. A feira de profissões está sendo organizada com foco em apresentar diferentes áreas acadêmicas. A montagem do evento envolve a preparação com os estudantes, a decoração dos espaços e o alinhamento com as equipes para que tenhamos um ambiente acolhedor para os visitantes de cada sala”. A equipe do Grêmio Estudantil apresenta a live direto da EE Jardim Nova Cumbica para todas as escolas estaduais nesta terça-feira (19), a partir das 10h50, no canal do Grêmio Estudantil Paulista, em: https://www.youtube.com/channel/UC-rPOlrtoV-xtXLmQDLwL5w. O representante dos grêmios na Seduc-SP destaca, ainda, outras ações dos estudantes da escola de Guarulhos, desenvolvidas ao longo do ano letivo. “Além da preparação da feira deste ano, durante a live a gente deve abordar outros projetos de sucesso desse grêmio, como a decisão pela abertura da sala de informática durante os intervalos e organização de atividades direcionadas neste espaço, apoio na organização das filas e melhoria da convivência dos estudantes neste momento, além da criação de uma moeda digital da escola, a ‘Cumbica coin’, em que os estudantes acumulam pontos por boas práticas e participação. Eles podem trocar essas moedas virtuais pela exibição de filmes na escola, ou na organização de piqueniques, por exemplo”, acrescenta Nicollas. |








