Grupo da cidade apresenta peça sobre violência contra as mulheres no Galpão Cultural

A exibição da peça “Sou Mulher e não serei outra coisa” em Assis conclui a circulação do espetáculo que percorreu as cidades de Ourinhos, Mirante do Paranapanema, Presidente Prudente, Sorocaba e Santos, onde participou do Festival Santista de Teatro criado por Patrícia Galvão, em 1958, e considerado o mais antigo em atividade no Brasil.

image_pdfimage_print

 

 

 

O grupo de teatro da cidade, Bornal de Bugigangas conclui a circulação da peça “Sou Mulher e não serei outra coisa” no dia 17 (sábado), às 19h30, no Ponto de Cultura Galpão Cultural. O espetáculo tem o objetivo de denunciar a violência de gênero, sensibilizar o público e promover o debate sobre o tema.

A apresentação conta com a parceria do Galpão Cultural e do Instituto do Negro Zimbauê.

Durante a circulação, o grupo percorreu as cidades de Ourinhos, Mirante do Paranapanema, Presidente Prudente, Sorocaba e Santos, onde participou do Festival Santista de Teatro, criado por Patrícia Galvão, em 1958, e considerado o festival de teatro mais antigo em atividade no Brasil.

O diretor da peça, Ricardo Bagge, diz que o espetáculo busca “sensibilizar as pessoas sobre o tema, pois muitas vezes pessoas próximas podem estar sofrendo violência de gênero, mas com a rotina agitada e outras preocupações não percebemos isso”.

A peça “Sou Mulher e não serei outra coisa” é um projeto de Circulação de Espetáculos de Teatro contemplado pelo edital 02/2021 do ProAC, produzido pela CIRCUS, com a parceria do Ponto de Cultura Galpão Cultural de Assis e a realização do Governo do Estado de São Paulo. A dramaturgia é de Érika Oliveira, direção de Ricardo Bagge e atuação de Rafael Karnakis e Taynara Rafaela dos Santos.

A história do espetáculo aparece na tese de doutorado de Érika Oliveira intitulada “Gênero, violência contra a mulher e teatro do (a) oprimido (a): construindo novas possibilidades de pesquisa e intervenção social”. Ela  conta como aconteceu a criação do texto¨: ¨foi feito no período mesmo em que fiz o meu Doutorado e virou um anexo das minha tese. É um anexo que ficaria engavetado se não fosse o olhar sensível dessa Cia de teatro e o olhar também implicado, não só sensível¨, destaca. (Foto: Vivi Martins).

 

Serviço:

Apresentação da peça “Sou Mulher e não serei outra coisa”

Data:  17 de setembro(sábado)

Horário: 19h30

Local: Ponto de Cultura Galpão Cultural

Endereço: Travessa Sorocabana, nº 40, Centro

A classificação indicativa é de 14 anos.

Entrada gratuita.

Foto de divulgação: Vivi Martins ( @saturee.s)

Mais informações: Instagram e Facebook: @cia.bornaldebugigangas

Botão Voltar ao topo