Grupo de estudos de alunos de Fisioterapia é beneficiado com bolsas de Iniciação Científica
Projetos de pesquisa das estudantes terão bolsas de iniciação científica da FAPESP e CNPq
A estudante do 4º ano do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Joyce Kelly da Silva Santos, teve seu projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Intitulado “Intervenções não-farmacológicas para recuperação muscular pós-exercício em atletas: Revisão sistemática com meta-análise”, o projeto tem como objetivo avaliar e comparar diferentes intervenções não farmacológicas para recuperação muscular pós-exercício de alta performance, sob a supervisão do professor Alan José Barbosa Magalhães.
A FAPESP é uma agência de fomento do Estado de São Paulo que oferece diversas oportunidades para estudantes de graduação e pós-graduação, que vão de bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, até mesmo fomento para pesquisas de brasileiros realizadas no exterior, em parceria com as maiores universidades do mundo.
Joyce expressou sua gratidão e felicidade pela conquista, ressaltando a importância que esse apoio terá em seu desenvolvimento acadêmico e profissional: “Sinto-me profundamente agradecida e satisfeita por ter sido selecionada para receber a bolsa FAPESP. Esta oportunidade marca um ponto importante no meu caminho acadêmico e profissional. O suporte fornecido por essa instituição será crucial para o progresso da minha pesquisa, oferecendo os meios e a assistência indispensáveis ao desenvolvimento dos meus estudos. Além de permitir que eu amplie meu conhecimento, essa bolsa também consolidará meu crescimento como pesquisadora”, destaca.
Já as estudantes do 4º ano do curso de Fisioterapia Beatriz Gaino Sanches Zanirato e Kamilli Ferri Brancalhão, tiveram seu projeto de pesquisa aprovado pela Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da FEMA, alinhado ao sistema de cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os estudos abordam temas de grande relevância para a área da saúde. O projeto de Beatriz, intitulado “Os Efeitos da Acupuntura Auricular em Graduandos do Curso de Fisioterapia com Transtornos de Ansiedade e Depressão”, visa investigar como a acupuntura auricular pode influenciar os níveis de ansiedade e depressão entre estudantes de fisioterapia. Beatriz, orientada pela professora Cássia Regina Saade Pacheco, destaca a importância desse trabalho para seu desenvolvimento acadêmico e para a instituição: “Essa conquista foi um presente maravilhoso, com grande relevância para o meu currículo profissional e para a instituição, já que levamos o nome dela em nosso trabalho, com visibilidade do que o curso de Fisioterapia da FEMA nos proporciona; além da gratidão que sinto pela ajuda recebida das professoras do curso: Cássia Pacheco, minha orientadora, e a Maria Eulália Baleotti, na estruturação do projeto com seu amplo conhecimento sobre o tema”, comentou.
Kamilli, por sua vez, desenvolve o projeto “Efeitos do treinamento aeróbico sobre o perfil lipídico de pessoas com sobrepeso e obesidade: revisão sistemática com meta-análise”, cujo objetivo é avaliar as evidências disponíveis sobre o impacto do treinamento aeróbico nos níveis de colesterol e outros indicadores de saúde em pessoas com sobrepeso e obesidade. Orientada pelo professor Alan José Barbosa Magalhães, Kamilli ressalta o valor da bolsa PIBIC para sua trajetória: “É com grande satisfação que recebo essa bolsa de estudos, um reconhecimento que me motiva a continuar buscando excelência acadêmica. Agradeço à FEMA pela oportunidade, ao meu orientador Alan José Barbosa Magalhães pela valiosa orientação e à minha família pelo apoio incondicional. Essa conquista é fruto de um trabalho em equipe e me impulsiona a seguir em direção aos meus objetivos profissionais”, destaca.
Segundo o orientador de Joyce e Kamilli, professor Alan José Barbosa Magalhães, ambos os estudos serão importantes para a área da fisioterapia, pois contribuirão para a tomada de decisão clínica por parte de profissionais da saúde: “Para além do uso de técnica A ou B por parte de fisioterapeutas ou outros profissionais da área, é importante indicar a qualidade da evidência encontrada em cada uma delas, de modo que sua decisão clínica seja tomada considerando o resultado mais robusto dentre os apresentados”, evidencia.
Já a professora Cássia Regina Saade Pacheco destaca a importância do projeto de Beatriz, que busca colaborar com a saúde mental de estudantes: “A relevância deste estudo vem de encontro à necessidade de ajudarmos a população acadêmica com esses sintomas de ansiedade, principalmente por atrapalharem o desempenho acadêmico dos alunos no decorrer do curso”, ressalta a professora.