1

Grupo estreia nova peça nesta sexta-feira

 

“Sou Mulher e não serei outra coisa” é o espetáculo que a Cia Bornal de Bugigangas, criada no ano passado como resultado das oficinas de teatro mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura, estreia nesta sexta-feira (27) às 20 horas no ponto de cultura Galpão Cultural, com entrada franca.

O texto, apresentado pela primeira vez em 2011, no campus da Unesp, foi criado pela psicóloga Érika Oliveira como uma forma de demonstrar a sua indignação, durante o processo de doutoramento que cumpriu, cujo tema é “Gênero, violência contra a mulher e teatro do(a) oprimido(a): construindo novas possibilidades de pesquisa e intervenção social”, defendida em 2013.

Com a proposta de possibilitar a discussão a respeito da violência contra a mulher, o grupo assisense Cia. Bornal de Bugigangas resolveu montar esta peça em 2018 como trabalho de conclusão de curso das oficinas do Semearte.

Sinopse

Ecos de um tempo distante assobiados pelas personagens convidam o público aos fragmentos de lembranças de Maria do Socorro e de João da Piedade. “Sou Mulher e não serei outra coisa” não é apenas uma história, são muitas histórias trancadas entre quatro paredes. Poderia ser uma reportagem sensacionalista ou apenas um filme ruim que colocamos em nossas cabeças antes de dormir. Mas, o que vemos é um grito de socorro transformado em poesia.

A companhia

A companhia é composta, atualmente, por quatro atores e desde sua criação trabalha com a leitura e interpretação de textos teatrais, tendo como objetivo promover e fortalecer atividades cênicas no município. Até o momento, a Cia tem dois espetáculos em construção: “Sou mulher e não serei outra coisa” de Érika Oliveira e “o Acordo”, esquete inspirada no texto de Bertolt Brecht “Baden-baden, sobre o Acordo”

A companhia também foi parte responsável pela idealização e realização da I Mostra Ruarada de Teatro Assisense, que aconteceu em maio de 2019 na cidade, em conjunto com outros grupos de teatro da cidade e em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria Municipal de Cultura através do ProAc – Municípios, edital de fomento à cultura para os municípios do Estado.

Os espetáculos já circularam por diferentes lugares de cultura e de educação do município, dentre eles o Galpão Cultural, a Universidade Estadual Paulista – Unesp, o Centro de Artes e Esportes Unificados de Assis – CEU, o Teatro Municipal de Assis, a Escola Estadual Dr. Clybas Pinto Ferraz e o Cinema Municipal de Assis.

Ficha técnica
Texto: Erika Oliveira

Atores: Tassiana Cali, Heloísa Cali e Rafael Karnakis

 Direção; Ricardo Bagge

Registro fotográfico: Viviane Martins

Serviço:

“Sou Mulher e não serei outra coisa”

27 de setembro , às 20 horas, no ponto de Cultura Galpão Cultural | Entrada franca

Endereço:

Travessa Sorocabana, nº 40

Contato: Ricardo Bagge 997142943