Hotelaria, a estrela da economia de serviços
O turismo paulista projeta boas perspectivas de crescimento em sequência ao planejamento e ações adotados quando se esperava uma forte demanda por destinos domésticos. E Brotas mantém sua posição privilegiada entre os lugares mais desejados pelo viajante, uma realidade mensurada por indicadores locais e conjunturas analisados nos constantes encontros que participamos com a finalidade de criar sinergia para impulsionar a atividade econômica que mais cresce e contribui com a economia nacional.
A representatividade do setor hoteleiro na rede de serviços, que na escala global corresponde a 10% do PIB, também reflete no cenário local. Em Brotas, a atividade apresentou um crescimento de 25% em julho – de 8 mil para 10 mil reservas, na comparação com o mesmo mês em 2021. Um indicador que renova ainda mais o otimismo do empresariado.
Brotas recebeu, em menos de um ano, cinco novos empreendimentos na hotelaria. Hoje são 64 meios de hospedagem ativos, um incremento de 10% nos negócios entre maio de 2021 e agosto de 2022.
Os 3 mil leitos têm alta demanda, em especial nos finais de semana prolongados, e esta distribuição também atende a uma demanda que é palavra de ordem no turismo: a experiência. Por isso, hoje as atividades em Brotas estão cada vez mais segmentadas e adequadas às expectativas de seus visitantes, principalmente os espaços que oferecem infraestrutura para comportar os pets.
Outra estrela que dispensa apresentações em Brotas, o rafting, superou mais um recorde e alcançou em julho um patamar 52% superior em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 5,8 mil pessoas que aproveitaram a aventura no rio Jacaré-Pepira Mirim.
A emissão do voucher turístico, outro importante termômetro da atividade em Brotas, chega perto da casa dos 140 mil, alta de 40% na base comparativa.
O sucesso de Brotas, como mencionei recentemente em encontro das estâncias turísticas, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP), por meio de seu Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), está ligado à harmonia entre empresários do trade e poder público, sempre conscientes de que oferecer a melhor experiência ao seu visitante é a garantia de uma viagem em que irá levar de volta na bagagem boas lembranças, a vontade de voltar e a melhor indicação a outros potenciais visitantes. Turismo se faz assim.
Fabio Pontes é secretário de Turismo de Brotas