Malandros roubam a fiação elétrica do Cemitério Municipal, que ficou sem água
Durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (15), o vereador Postuguês relatou um recente furto da fiação elétrica do Cemitério Municipal da Saudade que, por alguns dias ficou sem abastecimento de água por falta de energia para acionar o equipamento de recalque.
Com a falta de água, os serviços de limpeza e manutenção dos túmulos, realizados por familiares e empresas terceirizadas, ficaram comprometidos durante a interrupção no fornecimento, que agora já foi regularizado.
Durante a sessão, foi destacada a importância da água no cemitério, não apenas como item de manutenção, mas como elemento de respeito e dignidade para com os sepultados e seus familiares. Também ficou reforçada a necessidade de garantir segurança ao espaço, com investimentos em infraestrutura e vigilância, a fim de prevenir novos episódios de vandalismo e furto.
Após visita ao local e verificar a situação, o Poder Legislativo constatou a vulnerabilidade de parte da estrutura física do cemitério, a qual conta apenas com um alambrado e dois fios de arame farpado como sistema de proteção.
De acordo com os vereadores, a exposição de rede elétrica facilitou o furto, evidenciando a necessidade urgente de medidas corretivas. Com isso, a Câmara reitera seu compromisso com a fiscalização e a busca por soluções junto ao Poder Executivo, para que o Cemitério Municipal receba a devida atenção e ofereça condições adequadas para o exercício das atividades de manutenção, bem como para o acolhimento digno dos cidadãos que visitam seus entes queridos.