Licenciamento 100% digital pode ser feito nos canais digitais do Poupatempo
O Licenciamento Digital (CRLV-e), documento de porte obrigatório para os motoristas e feito de forma totalmente online no Estado de São Paulo, pode ser acessado pelos canais digitais do Poupatempo: portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e Assistente Virtual chamado “P”, disponível no site e também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
O calendário de vencimento do CRLV-e varia de acordo com o final da placa do veículo e acontece a partir de julho até dezembro. Já para caminhões e tratores, as datas serão entre setembro e dezembro. Confira cronogramas:
Nos cinco primeiros meses deste ano, o Poupatempo contabilizou mais de 1,2 milhão de atendimentos para solicitações de licenciamento nas plataformas digitais. Em todo o ano de 2022, o total ultrapassou os 3,7 milhões de serviços concluídos.
Atualmente, de forma digital, o Poupatempo disponibiliza mais de 265 serviços como a renovação de CNH, pesquisa de débitos e pontos na CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes criminais, entre outros.
Como Licenciar
Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou nas lotéricas os débitos do veículo, como por exemplo IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.
O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).
Importante reforçar que para o processo ser concluído, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deverá estar quitado integralmente, assim como todos os débitos do veículo, inclusive multas. A taxa de licenciamento é de R$ 155,23 em 2023. Motoristas que não licenciarem o veículo no prazo estabelecido estão passíveis de autuação pelos órgãos de fiscalização. Considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa é de R$ 293,47, com perda de sete pontos no prontuário do condutor.