Luz do sol de frente exige cautela do motorista nas rodovias
Amanhecer e entardecer são os períodos desfavoráveis
Em dois momentos do dia a luz do sol prejudica a visão dos motoristas, amanhecer e entardecer são períodos mais desfavoráveis à visibilidade no trânsito, em questão de segundos, pode causar acidentes. A Entrevias Concessionária de Rodovias alerta para os cuidados que devem ser tomados especialmente para quem conduz o veículo de frente para o sol.
Uma das recomendações da concessionária é, se possível, evitar pegar a estradas nestes horários, caso o trajeto seja de frente com o sol. Caso não seja possível, não esquecer os óculos escuros. Eles são essenciais para reduzir o impacto da luminosidade. O uso do quebra-sol também é indispensável nesses momentos.
Reduzir a velocidade do veículo e manter os faróis acesos. Ver e ser visto é uma das principais regras da condução segura. É importante, também, respeitar a distância segura do veículo à frente e, jamais, o motorista deve parar na pista. O indicado é procurar um local seguro para estacionar e esperar o melhor momento para retomar a viagem.
Cuide dos seus olhos
A visão é o mais importante para quem dirige, por isso, precisa de cuidados especiais. É recomendado que sejam feitos exames periódicos, principalmente após os 40 anos, quando há uma redução natural da qualidade da visão.
O uso de óculos escuros melhora a visibilidade no trânsito e ajuda a prevenir problemas na retina. Converse com seu médico para descobrir qual a melhor cor de lente para o seu caso. De acordo com especialistas, cada cor de lentes traz um benefício diferente. Por exemplo, lentes cinzas reduzem o brilho e não distorcem as cores. As de tons marrom oferecem mais conforto a quem sofre de miopia e hipermetropia, além de prevenir a catarata. Já as verdes são mais indicadas para pessoas acima dos 60 anos, pois melhoram a visão de contraste. E as amarelas reduzem a visão de contraste nas horas de maior luminosidade.