Matriz logística de SP sai fortalecida
Por João Octaviano de Machado Neto
Assumimos o comando da SLT (Secretaria de Logística e Transportes) em 1° de janeiro de 2019 com uma missão dupla, dada pelos governadores João Doria e Rodrigo Garcia. Construir o maior programa em infraestrutura do Estado de São Paulo, com o investimento recorde. E destravar as grandes obras paralisadas nas gestões anteriores.
Trabalhamos muito, exaustivamente, nestes quatro anos. Resolvemos as grandes obras da secretaria que estavam travadas. Entregamos recentemente a duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, com muitos recursos tecnológicos sustentáveis.
Nos próximos meses, ficarão prontos os Contornos da Tamoios, conjunto de dispositivos que vai completar ligações importantes entre São José dos Campos, Caraguatatuba e o Porto de São Sebastião.
Deixamos ainda engatilhada a solução para a conclusão do trecho norte do Rodoanel, obra importantíssima com os últimos 40 quilômetros que completam este grande anel viário que circunda a capital. Como tem dito o governador Rodrigo Garcia, estas duas obras – Contornos e Rodoanel – necessitaram não apenas do esforço dos nossos engenheiros, mas igualmente de nossos advogados. No caso do Rodoanel, a solução foi fazer a concessão da obra – o leilão para escolher a melhor oferta será em março.
Entre as rodovias administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e aquelas concessionadas, tivemos 1.166 obras entregues, entre 2019 e novembro deste ano, com mais de 9 mil quilômetros modernizados. São cerca de R$ 14,5 bilhões em investimentos no total – serviços que garantiram durante estes anos a segurança dos usuários destas estradas.
Uma grande obra iniciada entre as empresas gerenciadas pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de SP) é o novo acesso a Osasco, com a construção de uma ponte sobre o rio Tietê que ligará à Rodovia Castello Branco, um investimento de R$ 232,7 milhões.
Ainda na seara da Artesp, o Governo de SP realizou dois grandes leilões, parte do Programa de Concessões Rodoviárias, com os lotes Pipa (Panorama-Piracicaba), em 2020, e Noroeste, neste ano.
Obras futuras
O Governo de SP possui 56 projetos para importantes obras de modernização em 1.774 quilômetros de rodovias paulistas, como no caso dos macroaneis de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Deixamos pronto o corredor Linha Verde, novo multimodal de ligação da Grande SP ao porto de Santos. Trata-se de um projeto sustentável de rodovia, ao mesmo tempo, inteligente e sustentável por zerar as emissões de carbono decorrentes do projeto.
No caso do DER, somadas as obras dos programas Novas Estradas Vicinais (voltado a vias municipais) e Estrada Asfaltada (para rodovias tipo SP, geridas pelo DER), são mais de 1.100 obras, 11,5 mil quilômetros de melhorias e R$ 14 bilhões em investimentos. Muitos destes serviços já foram entregues, mas a maioria ainda está em execução.
Isto significa que, nos próximos meses, mais de 8.000 quilômetros de melhorias em rodovias estaduais e vias municipais em todo o Estado de SP ficarão prontas. Trata-se, portanto, do maior programa de investimento rodoviário da história recente!
Modais aéreo, ferroviário e hidroviário
Parodiando o grande presidente Washington Luís (1869-1957), caberia dizer que, para a gestão que se encerra, governar não é apenas abrir ou melhorar estradas – cuidamos também dos outros modais existentes em São Paulo.
No litoral paulista, esta Secretaria, através do DH (Departamento Hidroviário), trabalhou incansavelmente para melhorar os serviços das oito Travessias Litorâneas.
Foram investidos R$ 63,4 milhões em 19 reformas de embarcações e na modernização de três pontes (nas travessias de Santos/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela e Guarujá/Bertioga) e 6 rampas. Mais importante: mantivemos, nos últimos 4 anos, a tarifa das balsas sem reajuste.
No trecho paulista da hidrovia Tietê-Paraná, também tocado pelo DH, a SLT concluiu dez obras, comandou R$ 335,5 milhões de investimentos e atualmente administra três licitações, entre elas a de R$ 340 milhões no canal de Nova Avanhandava – com recursos liberados pelo Dnit. Todas estas obras serviram – ou servirão – para ampliar ainda mais a navegabilidade do rio.
Na área do antigo Daesp, os 22 aeroportos paulistas estão prontos para receber mais de R$ 447 milhões de investimentos, após o leilão de sucesso realizado em julho passado.
Por fim, há poucos dias aprovamos na Alesp (Assembleia Legislativa de SP) o PL 148/22, projeto inovador e sustentável que prevê a retomada do transporte ferroviário no Estado através de shortlines (linhas curtas).
Esta é a confirmação de que nossa equipe, liderada pelo governador Rodrigo Garcia, sempre teve um compromisso republicano com a população de São Paulo. Com orgulho, posso agradecer o esforço de todos de nossa equipe da SLT.
Melhoramos consideravelmente a matriz de logística do Estado.
Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo (2019-2022).