Medicina da FEMA leva ações de saúde e prevenção para escolas e ESF de Assis

Ações abordaram combate ao abuso infantil, rastreio do câncer de ovário, empoderamento feminino e prevenção ao uso de cigarros eletrônicos

image_pdfimage_print

Estudantes do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, em maio, uma série de ações voltadas para promoção da saúde, prevenção e conscientização. As atividades ocorreram em escolas municipais e em uma Unidade de Saúde do bairro Maria Izabel, com temas que vão desde o combate ao abuso infantil até a prevenção de doenças e hábitos nocivos.

No dia 20 de maio, a EMEIF Prof. João Leão de Carvalho recebeu o projeto “Sinal Verde para o Respeito”, desenvolvido pelo curso de Medicina da FEMA, em parceria com a Estratégia Saúde da Família (ESF) Maria Izabel e a equipe escolar. O objetivo foi trabalhar a prevenção ao abuso sexual infantil, tema que ganha destaque nacional em maio, mês marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei 9.970/2000.

A atividade contou com dinâmicas interativas, uso de materiais didáticos como cartões ilustrados e músicas educativas, além de rodas de conversa com as crianças. Foram abordados temas como quais partes do corpo não devem ser tocadas, a diferença entre segredos bons e ruins e como pedir ajuda em situações de risco.

No dia 22, os estudantes também conduziram uma ação de rastreio do câncer de ovário na Unidade de Saúde do Maria Izabel. A atividade teve como foco orientar e conscientizar as mulheres sobre os sinais da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Outra frente de trabalho aconteceu na E.E. Prof° Lea Rosa Melo Andreghetti, nos dias 16, 22 e 23 de maio, com o projeto “E daqui 10 anos?”. As atividades trataram de empoderamento feminino, prevenção à violência e aos riscos do uso de cigarros eletrônicos. O objetivo foi provocar reflexões nos estudantes sobre escolhas e comportamentos que impactam diretamente o futuro.

As ações fazem parte do compromisso do curso de Medicina da FEMA com a promoção da saúde e a formação de profissionais atentos às demandas da comunidade.

Botão Voltar ao topo