Mensagens entre familiares e sentenciados alcançam 3,2 milhões de e-mails em presídios de três regiões do Interior
Em funcionamento há pouco mais de um ano, o projeto “Conexão Familiar” da Secretaria da Administração Penitenciária tem ajudado a minimizar a distância entre familiares e custodiados nas 179 unidades prisionais do Estado. Os números demonstram o sucesso da iniciativa. Neste período, foram 10,9 milhões de mensagens trocadas – 5,5 milhões recebidas e 5,4 milhões enviadas. Durante a suspensão das visitas presenciais, o projeto também permitiu a realização de videochamadas, denominadas “visitas virtuais”. Até o começo de julho, foram realizadas quase 600 mil.
Nos 45 estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), que engloba presídios das regiões de Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto, foram 3,2 milhões de mensagens trocadas pelo projeto e quase 138 mil visitas virtuais realizadas por familiares a sentenciados.
Conexão Familiar
O projeto teve início no final de junho de 2020 e permite que visitantes enviem mensagens eletrônicas por meio de um formulário disponível no site da Secretaria. A resposta do parente preso é remetida no e-mail do visitante. Já, numa segunda etapa, iniciada em 22 de julho de 2020, a Secretaria disponibilizou o agendamento de videochamadas por meio de um aplicativo.
A terceira etapa do Projeto consiste na retomada gradual e controlada das visitas presenciais. Sua implementação obedece a uma série de protocolos voltados à prevenção de contágio da Covid-19, protegendo a saúde de todos os servidores, colaboradores, visitantes e presos.
O Programa Conexão Familiar tem como meta diminuir os efeitos do isolamento com a manutenção dos laços familiares das pessoas privadas de liberdade.
Mais informações no site: http://www.sap.sp.gov.br/conexao-familiar.html