Monsenhor Floriano falece aos 94 anos por complicações respiratórias
Texto e foto: Nayana Camoleze
Faleceu aos primeiros minutos deste sábado (07), Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, aos 94 anos, por complicações pulmonares.
Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Assis desde o ano passado, oscilando no tratamento que começou no final de dezembro, na unidade hospitalar e em domicílio.
Seu corpo está sendo velado na Catedral de Assis e a Diocese informa que está prevista uma missa às 15 horas, presidida pelo bispo diocesano, Dom Argemiro de Azevedo.
Monsenhor Floriano não foi somente um padre católico engajado em causas sociais, mas um verdadeiro livro itinerante da história de Assis.
Nascido no dia 10 de fevereiro de 1926, filho do engenheiro Pedro de Freitas Garcez e da professora Judith de Oliveira Garcez, como sacerdote e como cidadão assisense, monsenhor Floriano contribuiu com o desenvolvimento social de Assis, liderando iniciativas importantes na cidade, com ações que estão em pleno funcionamento até os dias atuais, como as instituições da Catedral, da Santa Casa de Misericórdia de Assis, a Casa da Menina, entre inúmeras outras.
Entre as homenagens que recebeu durante a vida, em livros, vídeos e reportagens, está a Comenda de Mérito Social, uma homenagem feita em 2017 pela Câmara Municipal, por iniciativa do então presidente e vereador Sargento Valmir Dionízio, em que foram concedidas uma medalha e um diploma ao Monsenhor, por seus trabalhos sociais, assistenciais, filantrópicos e beneméritos em prol da comunidade assisense.