Movimento nas estradas neste feriado pode aumentar 40% por conta do feriado, prevê concessionária
O feriado prolongado poderá levar cerca de 1 milhão de veículos para as estradas administradas pela Eixo SP cufante o ffinal desta semana. Essa é a estimativa da movimentação esperada durante a Operação Corpus Christi que terá início nesta quarta-feira (15), a partir das 12h, e encerramento na segunda (20), ao meio-dia. O volume representa aumento de 40% na circulação de veículos em comparação aos demais dias.
Durante esse período, a Concessionária reforçará o efetivo das equipes para agilizar o atendimento aos usuários e garantir maior segurança para aqueles que sairão em viagem. Os momentos de maior intensidade na movimentação dos veículos estão previstos para o fim da tarde de quarta-feira, após as 17h, e na manhã de quinta, até às 12h. Na volta, é esperado fluxo maior nas rodovias no domingo, a partir das 14h.
Para auxiliar os motoristas com informações a respeito das condições do tráfego, a Eixo SP usará os painéis de mensagens eletrônicas (PMV’s) instalados ao longo de todo o trecho. A Concessionária coloca também à disposição dos seus usuários o serviço de guincho e equipes de resgate para atendimento pré-hospitalar. Esses atendimentos podem ser acionados pelo telefone 0800 170 8998.
Para garantir uma viagem tranquila e segura, o gerente de Operações da Eixo SP, Paulo Balbino, recomenda aos motoristas a observação atenta de alguns cuidados com a manutenção e com a condução do veículo. Segundo ele, verificar o sistema de freios, calibragem de pneus, nível do óleo, da água e sistemas de iluminação e sinalização do veículo são itens essenciais e indispensáveis.
Dicas de segurança
O uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, respeitar o limite de velocidade e não fazer ultrapassagens em locais proibidos também são recomendações obrigatórias para a segurança de todos. Outra dica importante aos motoristas, segundo Paulo Balbino, é jamais manusear telefone celular enquanto dirige. Caso haja necessidade de acessar alguma informação, a orientação é parar o veículo em local seguro, como postos de combustíveis e as bases dos Serviços de Apoio ao Usuário (SAU) que a Concessionária oferece em todo seu trecho.
Para os motoristas que possuem o sistema de cobrança automática instalado em seus veículos, o alerta é para o limite de velocidade de 40 km/h que deve ser respeitado ao passar pelas praças de pedágio. Transitar pelo local acima deste limite representa risco de ser multado.
Obras suspensas
Obras de melhorias que causam interferência no tráfego serão suspensas em determinados períodos do feriado prolongado em todas as rodovias administradas pela Eixo SP. A suspensão ocorrerá a partir das 12h de quarta-feira (15) e será mantida durante todo o dia na quinta. Na sexta e no sábado, os trabalhos serão executados normalmente e voltam a ser suspensos no domingo, o dia todo.