Mulheres interessadas poderão implantar o contraceptivo DIU gratuitamente
Segundo seu fabricante, o DIU é altamente efetivo para evitar a gravidez indesejada. A liberação de hormônios acontece de forma progressiva e tem duração de 5 anos, mas o método é reversível, ou seja, quando a mulher desejar uma gravidez planejada o profissional médico retira o dispositivo que fica alojado no útero.
Os modelos oferecidos pela Saúde de Assis são o Mirena e a Kyleena ambos do laboratório Bayer. Além da gravidez indesejada, esse método ainda reduz o fluxo menstrual e as cólicas menstruais.
Na rede privada esses dispositivos custam mais de R$ 1 mil e ainda a usuária arca com as despesas de sua inserção.
Quem pode procurar pelo DIU?
Todas as mulheres com vida sexual ativa podem procurar o médico da sua unidade de Saúde, seja UBS ou ESF e manifestar o desejo de colocar o DIU. Adolescentes devem ir acompanhadas de algum responsável.
“O DIU não é o único método contraceptivo que oferecemos em nossa rede. Temos a pílula que já é amplamente distribuída e recentemente implementamos o Implanon, também altamente eficaz. Estamos investindo para garantir às mulheres um método de escolha eficaz e altamente confiável”, justifica a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.