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O que é um Banco Digital e quais são as vantagens de abrir uma Conta Digital?

 

 

Banco Digital é uma instituição bancária 100% online, protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e com regulamentação do Banco Central do Brasil. A principal diferença de um Banco Digital para um banco tradicional é que os primeiros não possuem agências físicas. Isso significa que nas instituições online, todas as operações bancárias são feitas de maneira totalmente virtual, desde a abertura da conta corrente, até as transferências, pagamentos, atendimento ao cliente e demais serviços.

As movimentações financeiras dos Bancos Digitais são feitas por meio dos aplicativos ou do Internet Banking da instituição. Ou seja, tudo pode ser resolvido rapidamente, sem que você precise enfrentar aquelas intermináveis filas bancárias. Além disso, os Bancos Digitais oferecem muitas vantagens ao cliente, como isenção de taxas, cartão de crédito sem cobrança de anuidade, possibilidade de compras com cashback, uma vasta cartela com opções de investimentos, empréstimos, seguros e conta corrente livre de tarifas.

Os Bancos Digitais já estavam em franca ascensão no Brasil mesmo antes do início da pandemia da COVID-19. Mas, com o advento da pandemia e a necessidade do isolamento social, houve um considerável aumento no número de consumidores que aderiram a este tipo de serviço bancário, devido à praticidade e segurança proporcionada pela tecnologia no contexto atual.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020, realizada pela Delloite em parceria com a Federação Brasileira de Bancos, em abril de 2020, ou seja, apenas um mês após o início da quarentena no país, as transações bancárias feitas por pessoas físicas nos meios digitais representaram 74% do total de transações bancárias no referido mês, um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao mês de janeiro de 2020.

Esse aumento significativo foi marcado principalmente pelo uso do Mobile Banking, tecnologia priorizada pelos clientes em detrimento do Internet Banking. Isso demonstra que o consumidor brasileiro está mais conectado através do celular e prefere utilizar o aplicativos dos Bancos Digitais para realizar suas transações.

Ainda de acordo com a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020, os bancos aumentaram em 48% os investimentos em desenvolvimento de tecnologia, tanto no que diz respeito a softwares quanto a hardwares. Portanto, não é à toa que os aplicativos dos Bancos Digitais possuem interfaces cada vez mais intuitivas e de fácil usabilidade, favorecendo a interação do cliente com a instituição.