Para o vestibulando: professores de História e Física do Objetivo falam sobre o conteúdo do filme Oppenheimer
O Curso e o Colégio Objetivo, atentos à exigência dos grandes exames, preparou uma série de entrevistas com seus coordenadores de disciplinas e os respectivos professores para reforçar a preparação dos seus alunos e auxiliar o internauta que deseja prestar os vestibulares.
Amanhã, dia 31 de outubro, a partir das 18h, o Curso e o Colégio Objetivo disponibilizam, em seu Youtube Oficial, uma verdadeira aula sobre o conteúdo interdisciplinar de História e Física presente no filme Oppenheimer – que figura entre os maiores lançamentos em 2023.
Oppenheimer conta a história do físico norte-americano Julius Robert Oppenheimer, que liderou o Projeto Manhattan para o desenvolvimento das primeiras armas nucleares.
Conduzida pelos mestres do Objetivo, Artur Lucchesi, que ministra a disciplina de História, e Reinaldo de Souza, professor de Física, carinhosamente conhecido na escola como Naldo, a aula, que leva o nome de “Oppenheimer: quem foi o cientista que criou a bomba atômica?”, transcorre em formato de entrevista conduzida pela jornalista Malu Mota.
Em uma conversa informal, mas altamente didática, já que o conteúdo disposto no filme é cobrado nos vestibulares, a dupla revisa os momentos importantes da História mundial durante o século XX, além de toda a parte que cabe à Física como, por exemplo, a produção de energia a partir do urânio.
Na entrevista, eles elucidam os seguintes pontos:
– Quem foi Oppenheimer e qual sua importância no Projeto Manhattan?
– O Projeto Manhattan.
– O contexto da Segunda Guerra Mundial em que a bomba atômica foi produzida.
– Os ataques norte-americanos à Hiroshima e Nagazaki.
– As consequências da criação da bomba atômica para o cenário diplomático internacional após a Segunda Guerra Mundial.
– A energia produzida a partir do urânio.
– A tecnologia que acabou gerando a bomba atômica.
– Por que Hiroshima e Nagazaki voltaram a ser habitadas enquanto a região de Chernobyl está proibida?
– A energia nuclear é de fato segura?
Para assistir, basta acessar https://www.youtube.com/@ObjetivoOficial.