PERSEGUIÇÃO A JORNALISTAS
Nós jornalistas estamos revivendo o tempo da ditadura militar com o atual governo. Com uma incrível falta de educação o primeiro mandatário insulta os repórteres quando estes fazem perguntas cujas respostas consultam ao interesse da sociedade. Quando ele dá uma entrevista ofende os jornalistas quando as perguntas o incomodam. Bolsonaro agrediu verbalmente uma repórter chamando-a de idiota. Recentemente repórteres da Folha e da Globo foram agredidos por seguranças de “Sua Excelência” porque tentaram entrevistar o chefe da Nação na Europa quando representantes do mundo todo participavam da reunião internacional que discutiam o clima e os prejuízos causados pela poluição mundial. Varias emissoras de televisão mostraram isso no noticiário da noite.
Certa ocasião na Bahia fez ataques ao STF – Supremo Tribunal Federal e chegou a ameaçar usar as Forças Armadas contra governadores que insistam na adoção de medidas restritivas para conter o avanço do Coronavírus. “Não estiquem a corda mais do que já está esticada” disse ele durante uma viagem àquele Estado.
Tornar-se jornalista hoje está sendo sem dúvida nenhuma uma “Profissão Perigo”. Na ditadura militar me lembro que era locutor noticiarista na Rádio católica a 9 de Julho em São Paulo. Como o então arcebispo D.Paulo Evaristo Arns criticava as torturas praticadas pelo então regime militar, a ditadura fechou a Rádio, que felizmente foi reaberta com a volta da democracia. Perdi o emprego além de ser convidado a prestar informações no DOPS. Felizmente eu tinha um salvo-conduto. Uma carta assinada pelo Comandante Geral do II Exército agradecendo um favor que me pediu sobre impostos. No Dops levei a carta de recomendação e o delegado furioso me pediu desculpas e dispensou meu depoimento.
Quanto ao meu emprego, os paulinos que tinham a Rádio América me contrataram e eu trabalhei lá por longo tempo, onde conheci o Salomão Esper e outros colegas verdadeiros ícones do radio brasileiro.
Que me desculpem os bolsonaristas, mas a verdade é que nossa atividade no atual governo está se tornando realmente uma “Profissão Perigo”.
Alcindo Garcia é Jornalista (e-mail: [email protected])