Professoras da Fema divulgam estudo sobre ensino remoto durante a pandemia
As professoras dos cursos de graduação em Administração e Ciências
Contábeis da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Valquíria Batista Bueno e Daniele Alves Camargo Vencio, apresentaram o artigo “ O ensino remoto na graduação em Administração e Ciências Contábeis” no VI Simpósio de Ensino, Linguagens e Tecnologias (Selitec Internacional), que aconteceu entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2020.
O resumo expandido apresentado no Selitec Internacional é fruto de um
artigo feito para o curso de mestrado em Ensino, no qual as professoras
participam com mais outras profissionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio (PR).Os objetivos principais da pesquisa foram investigar como os alunos do ensino superior de Administração e Ciências Contábeis enfrentaram os desafios impostos pelo ensino remoto utilizado durante a pandemia de covid-19, além de suas percepções quanto a este novo formato de ensino, como a nova rotina de estudos e as tecnologias digitais de informação e comunicação utilizadas por eles, além de também analisar os impactos da covid-19 na vida profissional de cada um.
De acordo com Valquíria, o estudo foi desenvolvido com a participação de
12 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo 6 de
cada curso. Cada um dos estudantes recebeu um questionário, com 18
questões, via Google Forms, onde eles tiveram que responder sobre as suas percepções quanto ao ensino remoto e os demais fatores psicológicos, impactos e perspectivas de vida desencadeados pela pandemia de covid-19. A análise dos dados foi realizada através da Análise textual discursiva (ATD) e, através dela, foram definidas 3 categorias de acordo com os perfis de cada um dos alunos participantes.
Para a professora Valquíria, “foi muito gratificante todo o
desenvolvimento do trabalho, pois nos trouxe várias contribuições em
relação ao ensino remoto e as rotinas de estudo dos alunos, além de nos
mostrar formas de contribuir para a melhoria do trabalho docente, para que nós possamos melhorar a maneira que auxiliamos os nossos alunos, para que haja melhorias no processo de ensino e aprendizagem, de forma que possam ter novas oportunidades educacionais”, finaliza Valquíria.