Professoras da FEMA participam de livro sobre Medicina de emergência
A obra é escrita pelo médico assistente do Serviço de Emergências Clínicas, Rômulo Augusto dos Santos, com colaboração das professoras e outros especialistas
As médicas e professoras do curso de Medicina, Ariádine Augusta Maiante e Joyce Gonçalves Berteli, da Fundação Educacional do Município (FEMA), participaram da publicação do livro “Condutas na sala de emergência”, lançado em janeiro último.
O livro é de autoria do médico assistente do Serviço de Emergências Clínicas do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Rômulo Augusto dos Santos e contou com a colaboração das professoras e outros médicos especialistas.
Para a professora Ariádine, sua participação nesse projeto foi um desafio. “Fazer parte deste projeto foi espetacular do ponto de vista profissional e pessoal, o desafio de escrever em meio à pandemia foi enorme, fato que aumentou ainda mais a expectativa! O livro possui os temas mais comuns na rotina de um emergencista e se apresenta de forma objetiva, clara e ilustrativa, com o intuito de facilitar o acesso à informação”, comentou.
De acordo com a médica e professora, Joyce Gonçalves Berteli, foram muitos os desafios para escrever um livro em meio à pandemia. “Eu estava receosa com a evolução da obra, pois estávamos vivenciado uma época estressante e isso me manifestou algumas angústias. Porém, ter algo novo, que saísse da minha rotina, foi incentivador e, ao mesmo tempo, desafiador. Fiquei muito feliz com o resultado e sou muito grata pela parceria de todos que participaram desse projeto”, celebra Joyce.
O livro é destinado aos profissionais de saúde com interesse em medicina de emergência, uma especialidade em ascensão no cenário mundial e pode ser adquirido por meio do site da editora Guanabara Koogan, em formato físico ou digital.