1

Profissionais da Santa Casa participam de novo encontro do programa de Regionalização da Saúde

 

Na segunda-feira (9) da semana passada ocorreu em Marília, na sede do Departamento Regional de Saúde – DRS – IX Marília, mais uma etapa da Regionalização da Saúde. Representaram a Santa Casa de Assis na gestão ambulatorial – AME Assis a gerente Andreia de Camargo Souza e o gestor do setor de regulação Guilherme Alves Medeiros e na hospitalar o coordenador Assistencial Edmar Luis de Oliveira e a coordenadora de Tecnologia da Informação e Dados Andresa Felix Bomtempo.

As oficinas de Regionalização tem ocorrido desde 2023. Inicialmente o objetivo é pactuar os procedimentos que cada região necessitava, de forma compartilhada com todos os municípios, permitindo a otimização dos recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista.

Neste encontro o tema tratado foi o Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES. Também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, o PMAE é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde – PNAES, para agilizar e desburocratizar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária, por exemplo a Equipe de Saúde da Família.

Segundo informações do site da Secretaria de Estado da Saúde do Estado, o programa prevê recursos financeiros para custeio dos serviços públicos e contratação da rede privada (rede complementar) na ampliação da oferta de consultas especializadas e exames diagnósticos, bem como qualificar o cuidado ao paciente no SUS.

A Santa Casa de Assis, historicamente vocacionada ao atendimento do paciente pelo Sistema Único de Saúde, nas suas gestões hospitalar e ambulatorial, tem buscado oferecer um atendimento SUS diferenciado e humanizado, sempre muito próximo da rede de saúde local e regional e atenta as demandas da população usuária dos serviços.

Para saber mais sobre o PMAE acesse www.saude.sp.gov.br ou ainda www.gov.br/saude