Projeto ConSertão faz show na cidade domingo

image_pdfimage_print

Domingo (30), às 20 horas a cidade recebe uma apresentação do Projeto ConSertão, que será na Praça da Bandeira, integrando a programação que comemora o aniversário dos 114 anos do município, celebrado em 1º de julho.

Os artistas Cláudio Lacerda (voz), Rodrigo Zanc (voz), Neymar Dias (viola caipira) e a Orquestra de Câmara de Piracicaba, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra, exibem clássicos do cancioneiro caipira com uma roupagem diferente. Todas as músicas receberam arranjos para orquestra.

O projeto, concebido por Cláudio Lacerda, foi criado como uma maneira de elevar a sonoridade caipira a um patamar superior, valorizando a cultura do campo. “Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, por canções que ajudaram a moldar a identidade cultural de São Paulo e algumas partes de Estados vizinhos, região definida como Paulistânia”, revela Cláudio.

Sucesso de público e crítica, o ConSertão coleciona números expressivos. Iniciado em 2018, reuniu em sua primeira edição mais de 15 mil espctadores, passando por Piracicaba, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista, Araraquara e Araçatuba. A grande receptividade do público fez com que a segunda edição desse continuidade aos espetáculos, que sempre emocionam a todos os que têm contato com a ação. Em 2019, Piracicaba e Brotas já receberam a atração que, além de Assis, ainda deve passar por Andradina no começo de julho.

No repertório estão joias do cancioneiro popular como “Saudade da minha terra”, “Romaria” e “Tristezas do Jeca”.

Solistas e músicos

Cláudio Lacerda, além de idealizar o projeto e ser solista de voz nas apresentações, é diretor da Cantoria Produções Artísticas. O cantor tem uma carreira dedicada à música campesina, com cinco discos lançados e participações de artistas essenciais para o gênero, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca. Rodrigo Zanc é quem acompanha Lacerda como solista de voz. Experiente no meio musical e violeiro de grande talento, Zanc tem dois discos autorais gravados, que representam enorme contribuição para a música caipira contemporânea.

Já a direção musical e produção dos arranjos orquestrados ficaram por conta de Neymar Dias, que também empunha a viola caipira nas apresentações. Músico referência no meio, Neymar traz ao projeto um olhar singular que agrega nas obras o caráter popular e erudito.

A Orquestra de Câmara de Piracicaba é o conjunto convidado que acompanha os concertos, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

No palco e também fora dele, todos os envolvidos abraçaram a ideia de Lacerda e transformam o ConSertão, a cada apresentação, em uma grande celebração da arte, música e da cultura popular.

Apoio à cultura local

Seguindo seu compromisso de proporcionar cultura e arte para toda a comunidade, a Raízen é patrocinadora do projeto. Ademir da Silva, Coordenador Administrativo, ressalta a importância da iniciativa: “Mais uma vez a Raízen colabora para o fortalecimento da cultura e tradição na nossa região. É um privilégio proporcionar momentos como este à comunidade para celebrar nossa herança cultural e homenagear grandes nomes da música caipira. A Raízen é uma grande entusiasta de iniciativas como esta, que oferece cultura e arte para um público diversificado. Um dos principais valores na Raízen é o ampliar o melhor de cada um. E é assim que atuamos em todas as nossas frentes de negócio, prezando pela igualdade e diversidade”.

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com o patrocínio da Raízen e da Hyundai Glovis do Brasil. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Em Assis, conta com a parceria da Orquestra de Câmara de Piracicaba, Prefeitura Municipal de Assis e Ônix Hotel.

SERVIÇO

CONSERTÃO ASSIS

Data: 30 de junho de 2019 (domingo)

Horário: 20h

Local: Praça da Bandeira (Praça Antonio Vianna Silva, Centro, Assis – SP)

ENTRADA GRATUITA

Classificação: Livre

Informações:

facebook.com/consertao

instagram.com/consertao.oficial

REPERTÓRIO 

Boiadeiro errante

Teddy Vieira

Triste berrante

Adauto Santos

Cabocla Tereza

Raul Torres e João Pacífico

Disco voador

Palmeira

Cheiro de relva

Dino Franco e Zé Fortuna

Saudade da minha terra

Belmonte e Goiá

Chitãozinho e Xororó

Serrinha e Athos Campos

Você vai gostar

Elpídio dos Santos

Chuá chuá

Pedro de Sá Pereira e Ari Machado

Tristezas de Jeca

Angelino de Oliveira

Chora Viola

Lourival dos Santos e Tião Carreiro

Romaria

Renato Teixeira

Vide vida marvada

Rolando Boldrin

Botão Voltar ao topo